27.1 C
New York
Friday, September 26, 2025
InícioEconomiaMoçambique Inaugura Primeira Unidade de Produção de Gás de Cozinha em Novembro

Moçambique Inaugura Primeira Unidade de Produção de Gás de Cozinha em Novembro

Moçambique inaugura, a 13 de Novembro, a sua primeira unidade de produção de gás de cozinha, localizada em Inhassoro, província de Inhambane. A infra-estrutura representa um marco estratégico para a segurança energética nacional, assegurando 70% da procura interna e permitindo exportações para os mercados da África Austral.


O anúncio foi feito pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale, no distrito de Marracuene, província de Maputo, durante o Conselho Coordenador do pelouro. Segundo o governante, a entrada em funcionamento da nova unidade de processamento de hidrocarbonetos irá “ampliar a capacidade nacional de refinação, garantir maior disponibilidade de gás de cozinha no mercado doméstico e criar excedentes para exportação”.

A infra-estrutura resulta de um contrato de partilha de produção que envolve a multinacional sul-africana Sasol, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a Electricidade de Moçambique (EDM). Para além do gás de cozinha, a unidade permitirá a geração de 23 milhões de gigajoules de gás natural por ano, que alimentarão a Central Térmica de Temane, responsável por adicionar até 450 megawatts ao sistema eléctrico nacional.

O investimento directo associado ao projecto é de 650 milhões de dólares, integrando-se numa carteira de 760 milhões de dólares em curso. “Estamos a trabalhar para que a produção de gás natural e petróleo leve a uma maior disponibilidade de gás de cozinha e energia, mas também para que o Estado fortaleça a sua função de regulador, assegurando fiscalização, medição e o controlo efectivo das participações”, destacou Pale.

O Ministro sublinhou ainda a necessidade de uma actuação governamental “firme e proactiva” para garantir que os compromissos assumidos pelos operadores se traduzam em benefícios tangíveis para a economia e para a população.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

- Advertisment -spot_img