As selecções nacionais de hóquei em patins, em seniores e de sub-19, já estão em Luanda, a capital de Angola, onde vão tomar parte no Campeonato Africano das Nações que apura os representantes continentais ao Campeonato do Mundo que vai ter lugar em 2026, no Paraguai. Para além da selecção anfitriã, Moçambique vai enfrentar o Egipto e a África do Sul.
Por Redacção LanceMZ
A selecção nacional de hóquei em patins deixou este domingo a cidade de Maputo com destino a cidade de Luanda, a capital de Angola que nos próximos dias será palco do Campeonato Africano da modalidade em seniores e na categoria de Sub-19, em masculinos.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
As duas selecções cumpriram a preparação na capital do país, sendo que os treinos foram marcados negativamente por falta de campos.
“A preparação iniciou tardia, fruto de algumas dificuldades logísticas que existiam, ainda não estávamos preparados, não estava bem definida essa questão dessa campanha, iniciámos a nossa preparação um bocado tarde. Depois já havia essa questão de se iríamos levar os Sub-19 ou não, havia também dificuldades na programação para esta seleção de esperanças, mas conseguimos também dar uma volta, colocamos os miúdos também a prepararem-se junto com os seniores, porque há dificuldades de campo, este próprio campo não tem boas condições para realizar a nossa atividade que é o hóquei, mas quem não tem cão, caça com gato, como se costuma dizer, e vamos fazendo um sacrifício e um esforço”, disse Bruno Pimentel.
O Seleccionador Nacional, Bruno Pimentel, considerou que o objectivo desta participação é conseguir alcançar a qualificação para o Campeonato do Mundo da modalidade que vai ter lugar em 2026, no Paraguai.
“Estamos em querer e temos fé e esperança que vamos realizar um bom campeonato, o não ir não nos qualifica aos jogos mundiais, e ao ir temos as três possibilidades de nos classificar para cada uma das fases do Campeonato do Mundo, então gostaríamos de estar naturalmente na primeira divisão, que é o Campeonato do Mundo principal, mas também atendendo aquilo que é a nossa realidade hoje em dia, se formos para o Intercontinental ou para o Challenge, é uma possibilidade também, temos que encarar”, referiu o Seleccionador Nacional.
Para viabilizar a participação neste Campeonato Africano, a Federação Moçambicana de Patinagem contou com o apoio do Banco Sólido, que tem accionista moçambicanos e angolanos.
“Agradecemos aqui a presença e o envolvimento do Banco Sólido neste projeto que começa com o Campeonato Africano a disputar-se em Luanda, em Angola”, disse Henrique Ary Bay, da Federação Moçambicana de Patinagem.
“Nós como Banco Sólido nos sentimos honrados em estar neste momento, em apoiar a nossa Seleção. Sentimos honrados por isso, pois a Seleção é composta por jovens.Estamos aqui com a nossa Seleção, viemos dar o nosso apoio através de equipamentos à nossa Seleção, viemos também dar o nosso apoio à nossa Seleção, aí de Angola também, para este Campeonato Africano”, disse Jerson Tembe, Director Executivo do Banco Sólido.
A selecção nacional de sénior realiza o seu primeiro jogo diante da África do Sul, na terça-feira, 21 de Outubro. Já na quarta-feira Moçambique bate-se com Egipto, sendo que o encontro mais aguardado será na quinta-feira diante da grande rival selecção de Angola, que a princípio é concorrente ao título. (LANCEMZ)
Fonte: Lance