27.1 C
New York
Thursday, November 13, 2025
InícioCulturaMoçambique participa na 44ª Feira Internacional do Livro nos Emirados Árabes Unidos 

Moçambique participa na 44ª Feira Internacional do Livro nos Emirados Árabes Unidos 

Resumo

A Associação Moçambicana de Editores e Livreiros (AMEL) participa na 44ª Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF), com destaque para a presença de Paulina Chiziane, Jeffrey Mason, Huwaida Saleh e Pedro Perreira Lopes. A SIBF, considerada a melhor feira do livro do mundo pelo quinto ano consecutivo, reúne 2 200 expositores de 112 países e atrai mais de 2,17 milhões de visitantes. Sob o lema “Entre ti e um livro”, o evento incluiu a presença dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com destaque para a participação de autores moçambicanos. A AMEL, representada por Sandra Tamele, da Editora Trinta Zero Nove, apresentou um catálogo de literatura moçambicana contemporânea para ampliar a visibilidade internacional dos autores e fortalecer parcerias editoriais com o mundo árabe. Durante a feira, foram asseguradas manifestações de interesse internacional para a publicação de obras de autores moçambicanos por editoras de renome.

A Associação Moçambicana de Editores e Livreiros (AMEL) marca presença na 44ª Feira  Internacional do Livro de Sharjah (SIBF), que decorre desde o dia 1 de Novembro na Capital  Cultural dos Emirados Árabes Unidos. Moçambique é ainda representado por Paulina Chiziane, Jeffrey Mason, Huwaida Saleh e Pedro Perreira Lopes.  

Reconhecida como a melhor feira do livro do mundo  pelo quinto ano consecutivo, a SIBF reúne 2 200 expositores provenientes de 112 países e atrai mais de 2,17 milhões de visitantes, consolidando a sua posição como um dos maiores e mais  influentes encontros do sector editorial a nível global. 

O evento, que este ano decorre sob o lema “Entre ti e um livro”, iniciou com a Conferência de  Editores, que incluiu formações especializadas, mesas redondas e sessões B2B dedicadas à  aquisição e negociação de direitos de tradução e publicação. 

A AMEL foi representada pela sua Presidente, Sandra Tamele, da Editora Trinta Zero Nove,  que apresentou um catálogo de literatura moçambicana contemporânea publicada pelos  membros da associação, com o propósito de ampliar a visibilidade internacional dos autores  moçambicanos e fortalecer parcerias editoriais com o mundo árabe. 

Sob instância de Sandra Tamele, o programa da feira que vai até 16 de Novembro regista pela  primeira vez a presença dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com  destaque para a participação de Paulina Chiziane, a primeira mulher Africana a vencer o  Prémio Camões, num painel sobre “Estórias de Pertença”, ao lado de Jeffrey Mason e da  Dra. Huwaida Saleh.  

A delegação de língua portuguesa inclui ainda Ondjaki (Angola) e Pedro Pereira Lopes (Moçambique), numa participação que Tamele descreve como “o reencontro entre os Países do  Golfo e a língua portuguesa”, esperando que seja “a primeira de muitas”. 

Durante o evento, a AMEL garantiu manifestações de interesse internacionais para a publicação  de: Niketche, de Paulina Chiziane, pela Sidra Publishing, uma jovem editora independente  emiradense especializada em tradução literária; uma antologia de poesia moçambicana pela  Nobilis Maison d’Édition SARL, sediada em Beirute; Teatro de Marionetes de Jofredino Faife  pela Al Arabi Publishing and Distributing, a maior editora do Egipto; e Uma Onça na Cidade de Deusa D’África pela Vakxicon Publications da Grécia, o país convidado de honra em  Sharjah em 2025. 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

XX CASP: Valá defende revolução da produtividade

0
O ministro da Planificação e Desenvolvimento, Salim Valá, destacou na Conferência Anual do Sector Privado a importância de aumentar a produtividade para...
- Advertisment -spot_img