A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas afirmou, em Washington, que a visita de trabalho do Presidente da República, Daniel Chapo, aos Estados Unidos da América (EUA) marca uma nova etapa no reforço das relações entre os dois países, com encontros de alto nível na capital norte-americana e no Texas, afirma
A governante destacou que o programa está orientado para a diplomacia económica e mobilização de recursos essenciais ao desenvolvimento nacional. “Tem várias fases. Sua Excelência, primeiro, foi convidada pelos congressistas que estão na área de mobilização de recursos para a conservação. E, depois disso, também tem essa visita de trabalho, convidado pelos Estados Unidos da América, o governo, que vai ter um encontro com o vice-Presidente dos Estados Unidos da América”.
Os compromissos iniciais decorrem em Washington, onde a comitiva terá reuniões com departamentos governamentais e responsáveis pela política de defesa dos EUA. “Vamos ter com o Subsecretário de Estado para a área da Defesa, que agora é chamada a área da Guerra e Política”.
A ministra explicou que a participação do subsecretário se deve à agenda internacional da Administração norte-americana. “Porque sua Excelência, o Presidente Trump está fazendo um périplo pelo continente asiático e está também com os secretários de Estado de várias áreas, mas conseguimos com o subsecretário de Estado da área da Defesa, que vai ser no Pentágono, amanhã”.
Além da componente político-diplomática, o programa inclui reuniões com instituições financeiras internacionais e o Congresso. “Vamos ter também encontros a nível das instituições financeiras, estamos a falar do próprio presidente do Banco Mundial, do vice-presidente ou do vice-director-geral do Fundo Monetário Internacional e também vamos ter encontros a nível da Câmara do Comércio dos Estados Unidos, que é uma mesa-redonda, co-organizada com a nossa embaixada aqui e também com os senadores”.
No Texas, o Chefe do Estado pretende consolidar parcerias nos hidrocarbonetos e acompanhar o desenvolvimento do projecto liderado pela ExxonMobil. “Vai estar em Texas, Houston, a cidade de Houston, para visitar e trabalhar com a ExxonMobil […]. Vai visitar o campo da ExxonMobil, vai ter uma mesa-redonda também com os fornecedores da área de hidrocarbonetos”.
A visita inclui ainda uma gala internacional sobre conservação ambiental, envolvendo decisores norte-americanos e africanos. […]. Então, esta é uma oportunidade que o senhor Presidente tem para poder estar com esses congressistas que estão também a mobilizar fundos para a conservação em Moçambique. Disseram que na gala estarão aqui também a vice-Presidente de Angola e o Primeiro- ministro do Ruanda”
A ministra considera o encontro já confirmado com a vice-Presidência norte-americana um sinal político de confiança na nova liderança moçambicana.
“Sua Excelência o Presidente Daniel Chapo só tem cerca de oito, nove meses no poder e vai ter um encontro com o vice- Presidente dos Estados Unidos. Isto é um bom sinal, os Estados Unidos têm acarinhado muito Moçambique até agora”.
Maria dos Santos Lucas sublinha que a expectativa é reforçar o apoio norte-americano ao crescimento económico de Moçambique.
“Para nós, é mesmo para falar, mas sobretudo na área da diplomacia económica, o desenvolvimento económico de Moçambique, incluindo na área dos minérios. É esta expectativa que nós temos de conseguirmos mobilizar, sensibilizar o novo governo americano para continuar a apoiar Moçambique”.
Fonte: O País