Esta afirmação foi anunciada pelo Presidente da República, Daniel Chapo, falando no painel de alto nível na qualidade de orador principal da conferência Mundial sobre o aviso prévio e meteorologia, evento que decorre em Genebra, na Suíça.
O Chefe do Estado apelou às Nações Unidas, aos fundos climáticos, às instituições financeiras e aos parceiros de desenvolvimento para reforçarem o apoio técnico e financeiro aos países mais vulneráveis, como Moçambique, devido à frequência de fenómenos extremos.
“Moçambique reitera o seu total alinhamento com a liderança da Organização Meteorológica Mundial e do escritório das Nações Unidas para a redução do risco de desastres, reconhecendo-os como exemplo de governação global eficaz em torno da agenda Healing, Winding for All.
O estadista apontou a crise climática como o maior teste à consciência colectiva dos humanos em todo o planeta Terra, alegando que não se pode permitir que a falta de aviso continue a ser causa de tragédias evitáveis. “Por isso, o momento de agir é agora, se queremos um futuro melhor”.
Fonte: Jornal Noticias