O Presidente da República, Daniel Chapo, disse há momentos que Moçambique quer ser exemplo em matéria de finanças verdes ao nível da África Austral e não só, o que implica uma gestão sustentável dos recursos naturais de que dispõe.
Chapo intervinha na IV Conferência Internacional da ONU sobre o Financiamento do Desenvolvimento que decorre em Sevilha na Espanha, juntando mais de 60 líderes mundiais.
“Estamos a implementar uma estratégia nacional de investimento climático para fazer de Moçambique um exemplo de finanças verdes até 2035. Saudamos a ênfase desta conferência em instrumentos inovadores como financiamento misto e sublinhamos a necessidade urgente de investimento na industrialização, incluindo as pequenas e médias empresas”, frisou Daniel Chapo.
Apresentou, de seguida, um conjunto de desafios e propostas alinhados com os resultados esperados nesta conferência, com destaque para uma nova parceria global de financiamento climático, com enfoque nos países altamente vulneráveis aos eventos extremos, como Moçambique.
Fonte: Jornal Noticias