Resumo
O Ministério da Planificação e Desenvolvimento de Moçambique está a organizar a Conferência Nacional sobre o Financiamento Climático nos dias 15 e 16 de outubro de 2025, com o objetivo de fortalecer a resiliência climática, promover a inovação financeira e a transição para uma economia de baixo carbono. Este evento visa debater políticas e mecanismos de financiamento climático, reunindo decisores públicos, parceiros internacionais, instituições financeiras, setor privado, sociedade civil e academia. A iniciativa pretende mobilizar mais recursos financeiros para apoiar ações de mitigação e adaptação climática, culminando na produção de recomendações estratégicas para acelerar a implementação da Estratégia Nacional de Financiamento Climático 2025–2034 e posicionar Moçambique como um ator regional de referência em políticas climáticas e inovação financeira.
O Ministério da Planificação e Desenvolvimento promove um fórum de alto nível para debater instrumentos inovadores e reforçar a mobilização de recursos para a acção climática, no quadro da Estratégia Nacional de Financiamento Climático 2025–2034.
O Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD), através da Direcção Nacional de Financiamento Climático (DNFC), promove, nos dias 15 e 16 de Outubro de 2025, a Conferência Nacional sobre o Financiamento Climático, sob o lema “Transformando os desafios climáticos em oportunidades de desenvolvimento”.
O evento, que decorrerá no Hotel Radisson, em Maputo, visa reforçar o compromisso nacional com a resiliência climática, estimular a inovação financeira e consolidar a transição para uma economia de baixo carbono.
As mudanças climáticas constituem uma das maiores ameaças ao desenvolvimento sustentável e à estabilidade económica global. Em Moçambique, os seus impactos — desde as cheias às secas e ciclones mais intensos — exigem uma resposta coordenada, estruturada e inovadora.
Nos últimos anos, o país tem vindo a construir uma arquitectura nacional de financiamento climático, reforçada com a aprovação da Estratégia Nacional de Financiamento Climático 2025–2034 (ENFC), que define prioridades, mecanismos e instrumentos para uma economia resiliente e de baixo carbono.
A conferência nacional será uma plataforma multissectorial de diálogo e cooperação, reunindo decisores públicos, parceiros internacionais, instituições financeiras, sector privado, sociedade civil e academia para discutir políticas, mecanismos e experiências práticas de financiamento climático.
Entre os temas centrais em debate constam:
O MPD sublinha que a iniciativa tem como objectivo promover um diálogo nacional inclusivo e estruturado, reforçar a coordenação interinstitucional e mobilizar mais recursos financeiros para apoiar acções de mitigação e adaptação climática.
O programa inclui sessões plenárias com oradores nacionais e internacionais, painéis temáticos e debates interactivos, além de espaços de partilha entre o sector público, privado e a sociedade civil.
No final, será produzido um documento de recomendações estratégicas com compromissos para fortalecer o financiamento climático e acelerar a implementação da ENFC.
<
p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>Organizada em colaboração com a GCIEP/FCDO (Reino Unido) e a Enabel (cooperação belga), a conferência marca uma nova etapa de compromisso nacional e internacional na promoção das finanças verdes e do desenvolvimento sustentável, posicionando Moçambique como actor regional de referência em políticas climáticas e inovação financeira.
Fonte: O Económico