27.1 C
New York
Wednesday, December 3, 2025
InícioDesportoMoçambique vai disputar três janelas de acesso ao “Afrobasket” Costa do Marfim...

Moçambique vai disputar três janelas de acesso ao “Afrobasket” Costa do Marfim 2025

A FIBA-​​África esteve reunida, fim-de-semana último,  na sua  primeira reunião do Conselho Central para o ciclo 2023-2027,  evento que contou com a presença dos moçambicanos Aníbal Manave, presidente do organismo, e Clarisse Machanguana, indicada ano passado para a Comissão das selecções jovens da FIBA-Mundo.

A Aníbal  Aurélio Manave,  presidente da FIBA-África, e Alphonse Bile, director executivo do órgão, coube a tarefa de abrir o evento havido no centro  decisor da modalidade da bola ao cesto continental. 

Prestigiado pela presença  do presidente da Fundação FIBA, Hamane Niang,  e  membros do Conselho Central da FIBA, ​​Pascale Mugwaneza e Jean Michel Ramaroson, o evento decidiu atribuir a organização do “Afrobasket” 2025 a Costa do Marfim, prova a realizar-se em Julho em Abidjan. Esta será, de resto, a  segunda vez que este país acolhe a competição, depois de ter sediado em 2013. 

A fase de apuramento ao certame, num  formato diferente,  irá obedecer a três janelas de qualificação, sendo que apenas a Nigéria, Senegal, Mali e Ruanda, semi-finalistas de 2023, estão automaticamente qualificados directamente.

Tal como era de esperar, Angola viu ser dado o aval para sediar o “​​Afrobasket” masculino de 2025, evento que irá movimentar 16 selecções desde 2007.

Outrossim,  a calendarização das competições dos escalões de formação estiveram em cima da mesa. É neste sentido que, entre as decisões tomadas, ficou definido que  a  África do Sul vai ser palco do  Campeonato Africano sub-18 masculino e feminino deste ano,  prova a decorrer entre os dias  9 a 18 de Agosto.

A prova, em masculinos, contará com a participação de 10 países em masculinos, enquanto em femininos, vai movimentar 12. Para não variar, os quatro primeiros classificados têm o passaporte garantido para a fase final da competição, nomeadamente Angola, Egipto, Madagáscar e Mali.

A fase de apuramento para o “Afrobasket” sub-18 masculino e feminino vai decorrer de Abril a Junho.

Debateu-se, no encontro, os relatórios sobre as recentes eliminatórias para o “​​AfroBasket” de 2025, bem como sobre a edição inaugural da Liga Africana de Basquete Feminino da FIBA ​​África (AWBL).

E, depois de análises, a FIBA-África decidiu que a Liga Africana de Basquetebol Feminino da FIBA ​​África (AWBL) passa a designar-se  Liga dos Campeões Africanos de Basquete Feminino (WBCLA). A edição inaugural da WBCLA 2024  será em Dezembro deste ano, em Marrocos. 

Entretanto, e no que concerne a questões administrativas, o  Conselho Central da FIBA-África propôs um aumento da sua equipa do Comité Executivo de 7 para 9 ou 11, sendo que a mesma está sujeita à aprovação do Conselho Central da FIBA.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

“+Emprego II” duplica orçamento para 637,5 milhões

0
O Governo, a União Europeia e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua lançaram a segunda fase do projeto “+Emprego II” em Cabo Delgado e Nampula. Com um...
- Advertisment -spot_img