27.1 C
New York
Friday, September 19, 2025
InícioEconomiaMPD na III Sessão do Comité de Gestão do Programa de Estabilização...

MPD na III Sessão do Comité de Gestão do Programa de Estabilização Imediata e Recuperação de Cabo Delgado

Resumo

O Ministro da Planificação e Desenvolvimento expressou preocupação com a reconstrução das infraestruturas e meios de subsistência em Cabo Delgado, visando a criação de empregos para os jovens e a redução da pobreza. O Programa de Estabilização Imediata e Recuperação, liderado pelo PNUD e Governo de Moçambique, pretende fortalecer a paz e promover o desenvolvimento na região. Salim Valá enfatizou a importância de restaurar as infraestruturas danificadas para impulsionar o progresso da província, enquanto Edo Stork do PNUD destacou a parceria para reabilitar infraestruturas seguras. Jacinto Loureiro da ADIN assegurou o acompanhamento das obras de reabilitação para beneficiar a comunidade local. A prioridade é garantir a paz e a alocação eficaz de recursos para impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento.

Como MPD Queremos ver Repostas as Infrastruras Destruídas e Meios de Subsistência das Familias que estejam a Funcionar de Modo a que os Nossos Jovens Possam Trabalhar- Salim ValáA preocupação foi manifestada pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, que falava nesta sexta-feira  (12) em Maputo durante a  III Sessão do Comité de Gestão do Programa de Estabilização Imediata e Recuperação de Cabo Delgado.

O programa liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo de Moçambique visa apoiar os esforços do Governo na estabilização e recuperação imediata da província de Cabo Delgado e lançar as bases necessárias para fortalecer a paz e promover o desenvolvimento da região.

É desejo de Salim Valá, ver todas as infrastruras destruidas repostas e em pleno funcionamento, pois, considera ser o ponto chave. Estamos todos preocupados, queremos ver a redução dos índices de pobreza em Cabo Delgado e nos distritos abrangidos, queremos criar ambientes para que mais empregos possam ser criados, os nossos jovens possam ter empregos e renda, as desigualidades sociais possam reduzir-se na totalidade. Fazer da planificação desta inciciativa um instrumento de mudança rumo ao progresso da província e por fim é nosso desejo entregar à população infrastrutaras adequadas e resilientes para que a comunidade local possa desenvolver meios de subsistência das famílias,  considera Valá.Falou igualmente que a população de Cabo Delgado ainda vive insegura e  sempre assustada pela turbulência social e assim toda a gestão económica e política fica desajustada. Sem paz, sem harmonia social, nao há crescimento económico, é quase impossivel haver desenvolvimento, precisamos de ter a certeza de que a população está em paz e que todos os recursos estão sendo alocados nos locais adequados, é por isso que temos comités de gestão, precisamos de resultados visíveis o mais breve possível, acautelou o titular da Planificação e Desenvolvimento ressalvando as palavras do Presidente da República.

Noutro diapasão, o Representante Residente do PNUD em Moçambique, Edo Stork, reafirmou a parceria com o Governo de Moçambique através de intervenções monetárias e apoio aos meios de subsistências, nós como PNUD estamos a implementar este projecto aqui em Moçambique, o nosso desejo é entregar ao Governo infrastruturas reabilitadas e seguras.

Por seu turno, o Presidente da Comissão Executiva da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), Jacinto Loureiro, garantiu estar a acompanhar atentamente os trabalhos em curso nos locais que estão sendo intervencionadas as obras de reabilitação das infraestrurturas de modo a beneficiar eficazmente a comunidade da província.

Fonte: MEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PR participa na Semana de Alto Nível da sessão da Assembleia-Geral...

0
O Presidente da República, Daniel Chapo, participa na Semana de Alto Nível da 80ª Sessão da Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, EUA, de 18 a 23 de...
- Advertisment -spot_img