Resumo
O Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional de Adaptação do Sector da Saúde às Mudanças Climáticas, em Maputo, com um custo de 235 milhões de dólares. O objetivo é reforçar a vigilância epidemiológica, melhorar as infraestruturas sanitárias e fortalecer a capacidade de resposta às mudanças climáticas, especialmente durante a época chuvosa. O Ministro da Saúde, Ussene Isse, realçou a importância de investimentos estratégicos para fortalecer o Sistema Nacional de Saúde e promover a resiliência do sistema, bem como a implementação de ações integradas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, visando proteger os grupos mais vulneráveis. Parceiros do setor da saúde participaram na cerimónia de lançamento, enfatizando a urgência na implementação do plano.
O Ministério da Saúde está a implementar estratégias para reduzir o impacto dos eventos climáticos no sector da saúde, principalmente, na época chuvosa.
Hoje, o Ministro da Saúde lançou, em Maputo, o Plano Nacional de Adaptação do Sector da Saúde às Mudanças Climáticas, avaliado em 235 milhões de dólares, o equivalente a mais de quinze mil milhões de meticais.
Ussene Isse explicou que o instrumento visa reforçar a vigilância epidemiológica, melhorar as infra-estruturas sanitárias e fortalecer a capacidade de resposta às mudanças climáticas no sector da saúde.
Ussene Isse sublinhou que o sector vai continuar a promover investimentos estratégicos, no âmbito dos esforços para fortalecer o Sistema Nacional de Saúde.
Para além de reforçar a resiliência do sistema de saúde, o plano hoje lançado, visa promover acções integradas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
A cerimónia de lançamento contou com a participação de parceiros do sector da saúde, que destacaram a necessidade de implementação urgente do plano, visando proteger os grupos mais vulneráveis, durante a época chuvosa. (RM)
Fonte: RM





