Município de Maputo exige maior articulação entre empresas de reciclagem e catadores

0
8
O Conselho Municipal de Maputo exige maior articulação entre as empresas que operam na reciclagem do lixo e os catadores para melhorar a gestão dos resíduos sólidos na capital do país. A edilidade promete endurecer as medidas de controlo da actividade nos próximos dias. 

A gestão de lixo na cidade de Maputo continua a desafiar a todos. Na busca das melhores estratégias para a actividade de recolha dos resíduos sólidos, o Conselho Municipal de Maputo reuniu-se, esta sexta-feira, com as empresas de reciclagem com foco na actuação dos catadores. 

Presente no encontro, o ambientalista Rui Silva entende que a educação ambiental é fundamental para estabelecer limites na actividade.

“Eu acho que a associação dos catadores deveria ter um papel muito mais forte, muito mais eficaz, junto dos catadores. Não nos podemos esquecer que estes catadores, grande parte deles, são invisíveis. Nós olhamos para eles e são invisíveis, não lhes damos importância nenhuma, mas eles merecem essa importância”, disse Rui Silva, ambientalista. 

Rasaque Manhique defende uma solução conjunta entre a edilidade, catadores e recicladores dos resíduos sólidos. 

“Não pode parecer que não estamos preparados para reciclar. O que não é verdade, porque a informação que temos é que as empresas estão muito bem organizadas. Não deve agradar também aquela situação que nós temos na via pública, que imagem é que nós queremos para a nossa cidade. Resolvemos o nosso problema de matéria-prima, manda-se buscar o que nós pretendemos, mas não olhamos para o estado em que deixamos os contentores”, disse Rasaque Manhique. 

Por isso, a edilidade adverte que poderá endurecer as medidas de controlo da actividade.

“Nos próximos tempos, como município, vamos ter de exigir um pouco mais das empresas, exigir um pouco mais há-de ser não mais, não menos de critérios. Quem é que vai ao contentor”, declarou o edil de Maputo. 

Após o encontro, a edilidade espera que haja melhor articulação na gestão de resíduos sólidos na capital do país. 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!