27.1 C
New York
Wednesday, January 7, 2026
InícioNacionalNampula, Cabo Delgado e Niassa ainda sob alerta de chuvas

Nampula, Cabo Delgado e Niassa ainda sob alerta de chuvas

Resumo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê chuvas moderadas a fortes no Norte de Moçambique, afetando principalmente as províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa. Em Nampula, os distritos de Moma, Larde, Angoche, entre outros, serão os mais atingidos. Em Cabo Delgado, destaca-se Mecufi, Chiúre, Pemba, entre outros, enquanto em Niassa, Mecanhelas, Cuamba e Marrupa estão entre os mais afetados. As chuvas podem atingir 30 a 50 milímetros em 24 horas, podendo ser superiores a 50 milímetros localmente. O INAM alerta para trovoadas e ventos fortes nessas regiões, com previsão de continuação de chuvas também no sul e centro do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de chuvas moderadas a fortes, por vezes localmente fortes, acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas, a partir do final do dia de hoje, no Norte do país.

Segundo o comunicado, a previsão abrange a província de Nampula, com destaque para os distritos de Moma, Larde, Angoche, Mogovolas, Liúpo, Mogincual, Meconta, Mossuril, Monapo, Nacala, Nacarôa, Memba, Erati, Murrupula, Rapale, Muecate, Mecuburi e a cidade de Nampula.

Em Cabo Delgado, as chuvas deverão afectar principalmente os distritos de Mecufi, Chiúre, Namuno, Balama, Montepuez, Metuge, Ancuabe, Quissanga, Ibo, Meluco, Macomia, Muidumbe, Mocímboa da Praia, Mueda, Nangade, Palma e a cidade de Pemba.

Já na província de Niassa, o INAM indica como mais afectados os distritos de Mecanhelas, Cuamba, Metarica, Mandimba, Maúa, Nipepe e Marrupa.

De acordo com o INAM, as precipitações poderão atingir 30 a 50 milímetros em 24 horas, sendo localmente superiores a 50 milímetros, mantendo-se assim o cenário de chuvas em curso. 

O comunicado acrescenta ainda que se prevê a continuação de chuvas, que poderão ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas, também nas zonas sul e centro do país.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

media:entermedia_image:835d11bc-8426-4bc5-9f14-30d66c1a6368

IA: Startup investe em tecnologia para tornar ensaios clínicos mais previsíveis

0
A startup de tecnologia em saúde Ingenix, fundada na Polónia por Piotr Surma e Adam Dankiewicz, desenvolve um sistema de inteligência artificial com apoio da...
- Advertisment -spot_img