Resumo
O navio INS Savitri da Marinha Indiana partiu do porto da Beira após uma visita em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Moçambique e Índia. Esta foi a sétima visita de navios indianos a Moçambique este ano, reforçando a amizade e parceria marítima entre os dois países. Durante a estadia, foram realizados programas conjuntos de treinamento e capacitação, incluindo atividades como combate a incêndios, busca e salvamento, mergulho, navegação e comunicação. O navio recebeu a visita de autoridades indianas e moçambicanas, bem como de membros da diáspora indiana e crianças em idade escolar. Além disso, foram organizadas atividades como sessões de ioga, atendimento médico, visitas a orfanatos locais e jogos desportivos para promover a camaradagem e o contacto entre as comunidades.
Trata-se do sétimo navio da Marinha Indiana a visitar Moçambique neste ano, o que demonstra o forte laço de amizade entre os dois países e um firme compromisso no fortalecimento da parceria marítima através de programas conjuntos de treinamento e capacitação.
O navio foi recebido na Beira este mês pelo Conselheiro de Defesa da Índia, Coronel Puneet Attri, juntamente com oficiais da Base Naval de Beira e pelo Alto-Comissário da Índia em Moçambique, Robert Shetkintong, que visitou o navio e interagiu com a tripulação.
Durante a escala, o Comandante do navio fez uma visita de cortesia ao Secretário de Estado da província de Sofala, ao Presidente do município da Cidade de Beira, Albano carrige, vem como ao Comandante da Base Naval da Beira.
Diversas actividades conjuntas de treinamento foram realizadas nos últimos dias dias nas áreas de combate a incêndio, busca e salvamento, mergulho, navegação e comunicação. Mais de 400 membros da diáspora indiana na Beira e cerca de 300 crianças em idade escolar visitaram o navio e fizeram um “tour” pela embarcação.
Outras actividades de extensão, como sessões de ioga, atendimento médico, visita a um orfanato local e jogos desportivos amistosos, foram realizadas para promover a camaradagem e o contacto.








Fonte: Jornal Noticias






