Resumo
O Diretor-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, e a Coordenadora do Programa Estratégico de Saúde e Ambiente no INS, Tatiana Marrufo, representaram o setor da Saúde de Moçambique na 30ª Conferência das Partes (COP) no Brasil. A COP é o principal evento global das Nações Unidas para discutir mudanças climáticas, com foco na implementação do Acordo de Paris, ações de adaptação, mitigação, transição energética justa e direitos humanos. Destacou-se o 'Health Day', enfatizando a importância da proteção de vidas e promoção da saúde na adaptação às mudanças climáticas. Vários Estados-membros adotaram o Plano de Ação de Belém para a Saúde (BHAP), comprometendo-se a construir sistemas de saúde resilientes ao clima. O INS participou em eventos paralelos relevantes, partilhando experiências e expectativas de Moçambique na construção da resiliência climática. A COP30 estabeleceu compromissos para lidar com os desafios das mudanças climáticas no próximo ano.
A conferência, que decorreu no coração da Amazônia, reforça o compromisso dos países-membro para a implementação do Acordo de Paris, o reforço de acções de adaptação, mitigação, transição energética justa e os direitos humanos relativamente às mudanças climáticas.
Um dos momentos mais altos que colocaram o bem-estar humano no centro da acção climática foi a participação no ‘’Health Day’’, evento no qual destacou-se que a adaptação a um clima em mudança começa com a protecção de vidas e a promoção da saúde, visando à redução das desigualdades.
No dia em alusão, foi adoptado por muitos Estados-membro o Plano de Acção de Belém para a Saúde (BHAP), acto que marca um compromisso global para construir sistemas de saúde resilientes ao clima, fundamentados em equidade, justiça e cooperação.
O Director-geral do INS e a Coordenadora do Programa de Saúde e Ambiente na mesma instituição participaram em outros eventos paralelos de relevo como membros de painel, durante os quais partilharam experiências, avanços, progressos e expectativas do país no sector de saúde, no concernente à construção da resiliência climática.
A COP30 deixou compromissos para o próximo ano no que tange à abordagem dos diferentes tipos de desafios impostos pelos impactos globais das mudanças climáticas.
Fonte: INS






