Desde Junho a esta parte nove escolas da província de Nampula foram vandalizadas por um grupo de alunos que vêm semeando terror em vários estabelecimentos de ensino. O director provincial de educação em Nampula referiu que por conta disso nove alunos foram penalizados e os prejuízos decorrentes desta situação são enormes.
A Escola Secundária de Cossore, localizada no bairro de Muatala, na cidade de Nampula, faz parte da estatística das escolas vandalizadas. Aqui os alunos destruíram carteiras, quadros e portas.
Entretanto, o problema continua a ganhar proporções alarmantes na Escola Secundária de Muapara também localizada na cidade de Nampula, onde alunos e guardas dizem estar a passar momentos difíceis devido à presença constante de um grupo de estudantes que agridem seus colegas e vandalizam salas de aulas.
O especialista para área de Educação, Adelino Assane, entende que a destruição de infra-estruturas escolares por alunos na Província de Nampula demonstra que as comunidades já não veem a importância da educação formal.
Esta sexta-feira o director provincial de Educação reuniu-se com todos directores das escolas da cidade de Nampula para discutir os problemas ligados à educação.
Fonte: O País