27.1 C
New York
Thursday, February 5, 2026
InícioNacionalSociedadeNovo filão de ouro descoberto em Manica

Novo filão de ouro descoberto em Manica

Resumo

Um novo filão de ouro foi descoberto em Gondola, Manica, com garimpeiros a operar sob riscos devido à falta de fiscalização do governo provincial atribuída à escassez de combustível. Os distritos de Vanduzi e Gondola destacam-se como zonas auríferas, com Amatongas e Mudima em Gondola a tornarem-se pontos de mineração ilegal. Apesar da suspensão governamental, a polícia não proíbe as atividades, aproveitando a situação. A falta de combustível tem sido um obstáculo para a monitorização das operações mineiras, que já resultaram em mais de 30 mortes em Manica nos últimos quatro meses.

Mais um filão de ouro acaba de ser descoberto no distrito de Gondola, em Manica. As operações mineiras, que são exercidas por garimpeiros, decorrem com normalidade sob todos os riscos. O governo provincial assume fragilidade na fiscalização e lança culpa para a falta de combustível que enfrenta.

Nos últimos dias, quando se fala de ouro, os distritos de Vanduzi e Gondola assumem a fama de serem zonas auríferas com abundância do produto. Em Gondola, por exemplo, Amatongas e Mudima viraram o el-dourado.

Nestes pontos foi mobilizado um contingente policial para travar a mineração ilegal. No entanto, em vez de proibir, a Polícia está a juntar o útil ao agradável e aproveita-se da situação.

O “O País” contactou o director provincial de Infra-estruturas de Manica, que assegurou que a equipa de monitoria de actividades mineiras tem estado no terreno a fiscalizar, mas o problema de combustível é um entrave. 

Refira-se que as actividades mineiras que estão a ser exercidas mesmo com a suspensão decretadas pelo Governo já resultaram em mais de 30 mortos na província de Manica nos últimos quatro meses

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Cerca de 90 mil pessoas serão beneficiadas pela construção da drenagem...

0
Mais de 400 famílias continuam em casas alagadas no bairro de Matlemele, Matola, devido às enchentes. O edil Julio Parruque anunciou a construção de drenagens...
- Advertisment -spot_img