27.1 C
New York
Thursday, January 22, 2026
InícioDesportoNOVO MODELO DO MOÇAMBOLA CONHECIDO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

NOVO MODELO DO MOÇAMBOLA CONHECIDO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

Uma força-tarefa conjunta formada da por elementos da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) foi ontem criada e começa a trabalhar próxima semana para definir o futuro do Campeonato Nacional de Futebol-Moçambola.

A criaçao dessa força é uma das principais decisões tomadas no encontro de ontem entre os presidentes da FMF, Feizal Sidat, e da LMF, Alberto Simango Jr.,  que visava discutir o Moçambola, uma prova em depois da última edição ter sido abruptamente terminada sem chegar ao fim por alegada falta de fundos para a sua conclusão.

Preocupada com a situação, a FMF tomou a dianteira e decidiu, semana passada, em comunicado, que passaria a fazer o controlo e a gestão do Moçambola, para além de criar uma comissão de trabalhar para apurar os reais motivos por detrás da interrupção do Moçambola-2025 a três jornadas do fim. A tal comissão iria, por outro lado, propor um melhor modelo para o Moçambola, para além de decidir sobre quem representa o país na próxima edição das Afrotaças, para além de definir os clubes que desceriam de divisão, um ponto bastante controverso.

Ontem, Gervásio de Jesus, vice-presidente da FMF e porta-voz do encontro entre Feizal Sidat e Alberto Simango Jr, que decorreu à porta fechada, esclareceu que o órgão reitor do futebol nacional não iria organizar directamente o Moçambola, mas sim passar a controlar de perto a competição para que eventos como os do ano passado não se repitam, pois só mancham a imagem do nosso futebol.

“Não queremos ser os organizadores do Moçambola. Essa tarefa é da LMF. O que queremos é controlar e gerir todo o processo, para estarmos a par das reais dificuldades que os seus actores enfrentam. É neste contexto que foi aqui criada uma equipa conjunta da FMF e da LMF que a partir dos próximos dias irá trabalhar para esclarecer tudo à volta do Moçambola-2025, definir as equipas que descem de divisão e o campeão nacional. Em rigor, para FMF, administrativamente, o Moçambola-2025 ainda não está homologado. Essa mesma equipa irá trabalhar para defniri o melhor modelo para o Moçambola-2026. Só depois disso é que iremos devolver à LMF a gestão da prova”, elucidou Gervásio de Jesus.

A equipa conjunta será encabeçada pelo director Técnico nacional da FMF, Arnaldo Salvado.

Numa tentativa de antecipação ao encontro Sidat-Simango, a LMF criou uma comissão para a definição do figurino do Moçambola-2026, mas Gervásio de Jesus deixou claro que esse grupo não tomaria nenhuma decisão vinculativa em sede dos trabalhos da força conjunta, mas irá colocar me cima da mesa as suas propostas, até porque a decisão final sobre o modelo do Moçambola caberá à FMF.

Fonte: Jornaldesafio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Exéquias de Luísa Diogo amanhã em Maputo

0
Os restos mortais da antiga Primeira-Ministra, Luísa Diogo, vão a enterrar amanhã, no Cemitério de Lhanguene, na cidade de Maputo.A informação foi avançada pela...
- Advertisment -spot_img