Novos ataques em Cabo Delgado: Governo não sabe se são terroristas ou Naparamas

0
4
O Governo diz que ainda não sabe se os novos ataques na província de Cabo Delgado são protagonizados pelos terroristas ou Naparamas, mas garante que as Forças de Defesa e Segurança estão a trabalhar incansavelmente para restabelecer a estabilidade.

A informação foi avançada esta terça-feira pelo Porta-voz do governo, após a 27ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros. Na ocasião, Inocêncio Impissa esclareceu igualmente que “não há confirmação de que os dois indivíduos linchados pela população no distrito de Chiure pertençam às forças de Defesa”, mas há trabalhos em curso para melhor esclarecimento.

E quanto à situação dos deslocados do terrorismo, o Governo diz que a lei só permite assistência humanitária por um período máximo de 3 meses. Findo este período, a população deve se reinventar para garantir a sua subsistência, seja no centro de acolhimento ou no local de origem, se as condições para o retorno estiverem garantidas.

Durante a mesma Sessão, realizada no dia 5 de Agosto de 2025, o Conselho de Ministros apreciou o Relatório da Visita de Trabalho de Sua Majestade Rei Mswati III, Rei do Reino de Eswatini, à República de Moçambique, de 1 a 3 de Agosto.

O Governo apreciou e aprovou ainda diversas resoluções, nomeadamente:

A Resolução que nomeia Paulo Fumane para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Administração Nacional de Estradas, ANE, IP;

A Resolução que exonera António dos Santos Matos do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo;

A Resolução que nomeia Fernando Andela para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo;

A Resolução que nomeia Oswaldo Petersburgo para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul – ProAzul.

Ainda na mesma Sessão, foram apreciadas informações sobre:

O Relatório de actividades realizadas no âmbito da Gestão de Activos, no ano de 2024;

A realização da 60.ª edição da FACIM, de 25 a 31 de Agosto de 2025;

A realização da Conferência Internacional sobre Turismo Diplomático, em Agosto de 2025;

E a Conferência Internacional do Turismo, que terá lugar em Vilanculos, província de Inhambane, em Novembro de 2025.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!