Resumo
O Campeonato da Cidade de Maputo em Andebol, Jogabets 100 paus, terminou com a OB 24 Tecnologia Andebol a vencer em masculinos e o Matchedje em femininos. Na final feminina, o Matchedje derrotou o Maxaquene por 28-19, mostrando domínio desde o início. Na final masculina entre OB 24 Tecnologia e Clube da Malhangalene, o jogo terminou em confusão devido a uma decisão polémica da arbitragem. A Malhangalene protestou uma decisão que invalidou um golo, resultando em confusão e no término antecipado da partida.
Por Vanildo Polege
Na final em femininos que colocou frente-a-frente o Matchedje de Maputo e Maxaquene, a turma das Forças Armadas de Moçambique (FADM) voltou a mostrar o seu domínio total na modalidade desde o primeiro instante da contenda, com rajada de golos diante das tricolores que estavam meio perdidas na quadra, mas iam fazendo o seu jogo.
Com o decorrer da partida, o Maxaquene foi crescendo no jogo, chegando a colocar a diferença em dois golos, mas o Matchedje mostrou que a experiência vale mais que a vontade de vencer e acabou por atropelar as tricolores por 28-19, sagrando-se campeãs da cidade de Maputo.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
OB 24 FAZ O TRIPLETE
Em masculinos, a OB 24 Tecnologia e o Clube da Malhangalene, protagonizaram uma final de tirar o fôlego para os amantes do andebol. As duas equipas entraram com objectivos claros: vencer a partida e ser coroado campeão da prova. Logo na primeira parte a intensidade do jogo era notável, tendo os primeiros 30 minutos terminado a favor da turma da Malhangalene por 12-10.
Na segunda parte do encontro, as duas formações voltaram a oferecer um espetáculo, com golos atrás de golos que mostravam o alto nível da final. Até aos últimos 7 minutos, apenas um golo separava as duas formações. Até ao fim, o jogo observou várias paragens por contestação das decisões da arbitragem do encontro por parte do clube da Malhangalene e quando faltavam cerca de 3 minutos, num lance polémico em que um jogador da equipa protestante, marcou um golo que empatou a partida em 22-22 igual para cada lado, mas um dos árbitros assinalou violação de área e invalidou o golo, o que gerou uma confusão que acabou por não deixar terminar a partida, pelo que a Malhangalene optou por não seguir o jogo, abandonou o campo e nem sequer ficou para a premiação e a OB 24, sagrou-se campeã vencendo o jogo por 22-21 no resultado número e por desistência do adversário, fazendo o triplete após vencer o torneio de abertura, a Taça Maputo e o campeonato da cidade.
ANA CHAMBISSO E GUILHERME MASSINGA OS MVP’S
No prêmios individuais, Ana Chambisso foi eleita a melhor jogadora do certame, enquanto que em masculinos o prêmio de MVP ficou com Gilberto Massinga da Malhangalene. Já o 6 prémio de melhor guarda-redes da prova ficou com Alcides Lídia da OB 24, enquanto que em femininos foi eleita jogadora mais valiosa do certame, a guarda-redes do Maxaquene Alcinda Senete.
A prova foi patrocinada pela Jogabets, a maior casa de apostas genuinamente moçambicana, tendo oferecido ao primeiro lugar 30 mil meticais e ao segundo lugar 15 mil meticais, já os vencedores dos prémios individuais arrecadaram para as suas pessoas 5 mil meticais como recompensa pelo trabalho árduo durante o certame e as equipas começam a preparar o nacional da modalidade que inicia na primeira semana do mês de Dezembro.(LANCEMZ)
Fonte: Lance





