Obras de tapamento de buracos em Pemba já estão em curso

0
4
O Município de Pemba já começou com as obras de tapamento de buracos e requalificação de quase todas as vias de acesso asfaltadas  da cidade e que estão numa situação considerada crítica

As obras deveriam ter começado logo após a época chuvosa para permitir que fossem concluídas antes do dia 18 de Outubro próximo quando Pemba completar 69 anos de elevação à categoria de cidade, mas, por razões burocráticas, só agora foi possível iniciar os trabalhos.

“Todos os buracos da cidade de Pemba serão intervencionados com este projecto Pemba Yethu. Podemos não cumprir na totalidade até ao dia 18 de Outubro, porém o processo vai continuar”, garante o edil de Pemba, Satar Abdulgani.

As obras de melhoramento das vias de acesso, de acordo com o edil de Pemba, incluem a requalificação de algumas ruas da cidade que estão a sofrer desgastes nas laterais por falta de protecção.

“Não é ao tapamento de buracos, vamos fazer as correcções nas laterais onde não havia protecção de betão e acabava de partindo quando as viaturas saíssem da estrada para as bermas. Então, agora vamos colocar betão e lancis nas laterais. Em princípio vamos intervencionar cerca de 42 quilómetros de estrada”, assegura.

Segundo garante, os buracos nas ruas da cidade serão tapados com betão asfáltico e não com areia ou cimento de construção civil, como tem acontecido todos os anos.

“Para estas obras, prevemos usar cerca de 21 mil metros cúbicos de betão asfáltico e além de tapamento de buracos vamos colocar novo asfalto nos troços considerados críticos. Tudo isso vai custar cerca de 40 milhões de meticais”, disse o edil de Pemba, sem revelar a fonte do financiamento das obras.

Além da requalificação e tapamento de buracos nas ruas asfaltadas da cidade, o edil de Pemba promete melhorar algumas vias de acesso de terra batida localizadas nos bairros suburbanos.

“Depois de terminarmos aqui o município está a preparar-se para entrar nas estradas subjacentes, nos suburbios, para ver como podemos melhorar. Algumas delas serão intervencionadas com saibro e outras com massa de betão molhado, prometeu Satar Abdulgani.”

O edil de Pemba garantiu a melhoria de quase todas as vias de acesso da cidade, mas não chegou a falar sobre as previsões da retoma das obras da estrada ANE-Chuiba, que estão paralisadas há vários anos.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!