27.1 C
New York
Thursday, October 23, 2025
InícioNacionalPolíticaOMS garante a Chapo 3,5 milhões de doses de vacina da cólera 

OMS garante a Chapo 3,5 milhões de doses de vacina da cólera 

No último dia de visita a Suíça o Presidente da República, Daniel Chapo, foi à Organização Mundial da Saúde onde se reuniu com o Director-Geral da organização, Tedros Adhanom, que prometeu oferecer 3,5 milhões de doses de vacina contra a cólera para reforçar o Programa do Governo, que visa acelerar a erradicação da cólera em Moçambique. 

Por outro lado, Chapo teve garantia da GAVI, aliança global para vacinas e imunização, de um reforço de 60 milhões de dólares para a aquisição de diversas vacinas usadas em Moçambique, no plano nacional de imunização. O Chefe do Estado recebeu também a garantia de financiamento de 3,1 mil milhões de dólares do Fundo Global para apoio ao combate ao HIV-Sida, tuberculose e Malária.

Estes resultados fazem Daniel Chapo regressar de Genebra com sentimento de missão cumprida e de alcançado os objectivos da sua deslocação ao país europeu.

Outra conquista é o apoio inequívoco da Organização Mundial de Meteorologia para ajudar na mobilização do financiamento, para expandir os sistemas de aviso prévio, tendo sido já garantidos 9 milhões de dólares que, se foram disponibilizados de uma única vez, o país pode conseguir implantar uma Estação Meteorológica em todos os distritos.

O Chefe de Estado, respondendo a uma pergunta da nossa equipa de reportagem, disse que um dos objectivos da visita era conseguir angariar mais apoios dos parceiros multilaterais e bilaterais para o financiamento do défice de 8 mil milhões de Meticais do Plano de Contingência, aprovado na semana passada pelo Conselho de Ministros.

Outro palco que o Governo pretende angariar financiamento e deixar ficar o conceito de Justiça e Financiamento Climático é na COP 30, que vai se realizar no próximo mês, em Belém, no Brasil. Além de apresentar a actualização da Comparticipação Nacionalmente Determinada que é um documento que define as metas de redução de emissões de carbono e resiliência climática, Moçambique vai exigir que países que poluem contribuam na reversão de danos dos efeitos das mudanças climáticas e apoiam os planos de resiliência climática dos países menos poluentes e expostos aos efeitos nefastos das mudanças climáticas como Moçambique. 

Chapo visitou ainda a Organização Mundial do Comércio e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual e disse ter ficado impressionado com a presença nestas organizações de quadros provenientes de países africanos e por isso considera que Moçambique deve também incentivar seus quadros a concorrer a vagas nestas instituições.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Catamo marca e evita derrota dos “Leões” em Alvalade

0
O internacional moçambicano Geny Catamo saltou do banco e marcou o seu primeiro golo na Liga dos Campeões Europeus 2025/2026, na vitória do Sporting...
- Advertisment -spot_img