Na terça-feira, o presidente americano Donald Trump se reuniu com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, e com chefes de Estado e Governo de países europeus, na Casa Branca.
Paz sustentável
Ao ser perguntado por jornalista, o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, afirmou que o secretário-geral defende um diálogo “inclusivo” para preservar a oportunidade de um cessar-fogo imediato e uma paz sustentável na Ucrânia.
Segundo o presidente Trump, foi a primeira vez desde o século 18, que um grande número de líderes europeus visitou a Casa Branca de uma só vez. O encontro ocorreu alguns dias após o líder americano e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, terem se encontrado no estado americano do Alasca.
O conflito na Ucrânia começou em fevereiro de 2022, quando a Rússia bombardeou o país. Ao ser perguntado sobre um possível papel de boinas-azuis no terreno, o porta-voz de Guterres lembrou que este é um tema e uma decisão que cabem ao Conselho de Segurança.
Stephane Dujarric ressaltou que existem muitas discussões sobre possíveis formatos e locais de futuros encontros, mas que o mais importante é garantir que as partes envolvidas no conflito sejam capazes de conversar diretamente.
Ele voltou a dizer que a ONU apoia o entendimento e uma solução que levem à paz duradoura na Ucrânia.
Fonte: ONU