27.1 C
New York
Wednesday, September 24, 2025
InícioInternacionalONU marca Dia Internacional sobre Genocídio contra Tutsis em Ruanda

ONU marca Dia Internacional sobre Genocídio contra Tutsis em Ruanda

As Nações Unidas marcam neste 7 de abril, em todas as suas sedes pelo mundo, o Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio de 1994 contra os Tutsis em Ruanda.

Um dos capítulos mais sombrios e ultrajantes da história global não foi um momento isolado de terrível violência, mas um crime intencional e planejado e que usou discurso de ódio para inflamar as pessoas à divisão, desumanização e a espalhar mentiras.

Crianças, mulheres e homens massacrados

Com essas palavras, o secretário-geral da ONU, António Guterres, emitiu uma mensagem em tributo a 1 milhão de vítimas do genocídio incluindo crianças, mulheres e homens que foram massacrados há 31 anos.

Além dos tutsis, morreram também hutus moderados e outras pessoas que se opuseram ao genocídio.

Para António Guterres, à medida que se relembra esses crimes, é preciso também refletir sobre o que acontece atualmente, que segundo ele são momentos de divisão. Para o líder das Nações Unidas, a narrativa do “nós” contra “eles” está crescendo e tornando as sociedades mais polarizadas.

Discurso de ódio deve ser combatido

As tecnologias digitais, por exemplo, estão se tornando armas para inflamar discursos de ódio, semear divisões e espalhar mentiras.

O genocídio em Ruanda deve ser uma lição de história para todos e uma oportunidade de combater o ódio nas palavras, de acabar com a desunião e descontentamento que geram a violência além de respeitar os direitos humanos e de assegurar prestação de contas por parte de todos.

Guterres pediu ao todos os países-membros que cumpram suas responsabilidades e promessas feitas no Pacto Global Digital para combater as mentiras e o ódio na internet.

Ele também disse que os países que ainda não assinaram a Convenção sobre Prevenção e Punição do Crimes de Genocídio, que o façam sem demora.

Para o secretário-geral, o Dia Internacional é um momento de honrar todas as vítimas do genocídio e os sobreviventes em Ruanda.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda

0
A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique anunciou estar a ponderar o recurso a Parcerias Público-Privadas (PPP) como parte de um conjunto de medidas estruturais destinadas a descongestionar a fronteira de Machipanda, um dos principais pontos de entrada e saída de mercadorias no país, situado na província de Manica.
- Advertisment -spot_img