Em mensagem de vídeo, o secretário-geral, António Guterres, realça que a comemoração envolve pessoas em todos os lugares sendo enfatizada a coragem, reconhecendo sua dor e reafirmando o compromisso internacional com a paz, a justiça e os direitos humanos.
Transformar o sofrimento em solidariedade
Na data, que este ano é assinalada sob o tema “Unidos pela Esperança”, Guterres sublinha a imagem da força das vítimas que se unem para transformar o sofrimento em solidariedade e a angústia em ação.

Guterres disse que elas mostram o caminho apoiando-se mutuamente, manifestando-se e defendendo os direitos de todos os afetados. O líder da ONU saudou ainda o lançamento da Rede de Associações de Vítimas do Terrorismo, com o apoio das Nações Unidas, que promove parcerias, amplifica as vozes das vítimas e as capacita a incidir em decisões que afetam suas vidas.
Vítimas defendendo os direitos
O apelo do secretário-geral a governos, sociedade civil e comunidade internacional é para que possam “corresponder à coragem das vítimas defendendo os direitos, fazendo justiça e apoiando-as em cada passo de sua jornada de recuperação”.
Guterres defende que, “unidos pela esperança”, é possível construir um futuro livre do terrorismo, onde todas as pessoas vivam com dignidade e sem medo.
Fonte: ONU