27.1 C
New York
Saturday, December 13, 2025
InícioEconomiaOposição abandona sessão que debate revisão da pauta aduaneira no Parlamento

Oposição abandona sessão que debate revisão da pauta aduaneira no Parlamento

Resumo

Deputados da oposição (Podemos, Renamo e MDM) abandonam sessão na Assembleia da República em Maputo, onde se discute a revisão da Lei da Pauta Aduaneira. A Frelimo é a única bancada presente para ouvir a Ministra das Finanças apresentar a proposta. A oposição critica a submissão tardia da proposta pelo Presidente, falta de tempo para debate e auscultação pública. A Frelimo defende o debate, alegando que ampliará a cobrança de impostos para investimentos em infraestruturas. Após o abandono, a ministra continuou a leitura da proposta e as comissões da Frelimo apresentaram pareceres. A oposição planeia explicar a decisão à imprensa.

Os deputados das bancadas do Podemos, da Renamo e do MDM acabam de abandonar a sessão plenária da Assembleia da República, na Cidade de Maputo, que debate a proposta de revisão da Lei da Pauta Aduaneira, submetida ao Parlamento pelo Governo.

A única bancada que se faz presente na sessão, a ouvir a Ministra das Finanças apresentar a referida proposta, é da Frelimo. Os deputados da oposição queixam-se de a proposta ter sido submetida pelo Presidente da República tardiamente e de insuficiência de tempo para o debate aprofundado de uma reforma legislativa bastante complexa.

É argumento ainda das bancadas da oposição que a referida proposta não deve ser debatida agora pelo facto de não ter havido uma auscultação pública, ou seja, auscultação do povo moçambicano, que no seu entender será quem vai pagar a factura das taxas e dos impostos nos termos em que poderão ser aprovados com a alteração em curso.

Já a bancada da Frelimo alega ser pertinente debater a alteração da proposta de lei por estar previsto no regimento da Assembleia da República e porque vai permitir ao Governo alargar a base de cobrança de impostos. Diz ainda que vai permitir ao Governo arrecadar mais impostos para construir escolas, hospitais, estradas e realizar muitos outros investimentos.

Quando forem 11h30 minutos, as três bancadas da oposição que abandonaram a sala da plenária vão falar à imprensa para explicar a sua decisão ao povo que representam.

Diante do abandono, a ministra das Finanças, Carla Louveira, prosseguiu com a leitura da referida proposta de lei que altera a pauta aduaneira e as comissões chefiadas pelos deputados da Frelimo apresentaram os seus pareceres relativos à proposta de lei.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Oposição considera que tempo para debater pacote fiscal foi curto

0
A oposição retirou-se da sessão plenária sobre o debate do pacote fiscal urgente do Presidente da República, alegando falta de consulta ao setor privado e...
- Advertisment -spot_img