27.1 C
New York
Monday, October 27, 2025
InícioEconomiaOuro Recuou Após Máximo de Quatro Semanas com Recuperação do Dólar, Mas...

Ouro Recuou Após Máximo de Quatro Semanas com Recuperação do Dólar, Mas Persistem Incertezas Geopolíticas

Questões-Chave:

O ouro recuou ligeiramente esta terça-feira após atingir o seu ponto mais alto em quase quatro semanas, influenciado por uma recuperação moderada do dólar norte-americano. No entanto, a instabilidade no comércio internacional e as tensões geopolíticas continuam a sustentar o interesse pelo metal precioso.

O preço do ouro à vista (spot gold) desceu 0,3% para 3.369,98 USD por onça, após ter atingido o valor mais elevado desde 8 de Maio nas primeiras horas da sessão. Por seu lado, os futuros de ouro nos EUA mantiveram-se estáveis em 3.390 USD.

A sessão anterior marcara um ganho expressivo de 2,7%, o mais forte desempenho diário em mais de três semanas, resultado do crescente nervosismo em torno das negociações comerciais e da aversão ao risco nos mercados financeiros globais.

Contudo, a recuperação do índice do dólar a partir de um mínimo de seis semanas — impulsionada por uma ligeira melhoria dos dados internos norte-americanos — exerceu pressão sobre o ouro, mantendo a sua correlação inversa tradicional com a moeda norte-americana.

“O dólar recuperou ligeiramente e o ouro caiu — há uma correlação inversa bastante evidente neste momento”, observou Brian Lan, director-geral da GoldSilver Central, em Singapura.

Apesar da correcção pontual, os analistas sublinham que o ouro continua a beneficiar da incerteza comercial entre os EUA e a China, e das tensões no leste europeu, que mantêm os investidores inclinados para activos de refúgio.

De acordo com a Casa Branca, Donald Trump e Xi Jinping deverão conversar nos próximos dias, numa tentativa de desbloquear a estagnação nas negociações. A tensão aumentou após o Presidente norte-americano acusar a China de violar acordos prévios, intensificando os riscos de uma escalada tarifária.

Na quarta-feira, os EUA duplicarão as tarifas sobre as importações de aço e alumínio, que passarão para 50%, coincidindo com o prazo dado aos parceiros comerciais para apresentarem propostas finais.

Do lado europeu, a Comissão Europeia afirmou que apresentará esta semana um argumento robusto em defesa da redução ou eliminação das tarifas impostas por Washington.

As tensões militares também voltaram a agravar-se. A Rússia exigiu à Ucrânia, durante negociações de paz, a cessão de novos territórios e a limitação da sua capacidade militar, segundo um memorando citado pelos media russos — um desenvolvimento que reacende o apetite por activos considerados seguros.

Metais Preciosos: Movimento Misto

O recuo do ouro foi acompanhado por perdas em outros metais preciosos:

O ouro permanece sustentado por factores macroeconómicos e geopolíticos, apesar da recente valorização do dólar. A evolução das negociações comerciais e os desenvolvimentos militares na Europa de Leste continuarão a definir a trajectória do metal precioso no curto prazo, num contexto onde a volatilidade e a procura por segurança permanecem elevadas.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

- Advertisment -spot_img