27.1 C
New York
Monday, October 13, 2025
InícioEducaçãoPagamento de horas extras de 2023 deverá iniciar em Novembro, garante ONP

Pagamento de horas extras de 2023 deverá iniciar em Novembro, garante ONP

Resumo

A Organização Nacional dos Professores (ONP) anunciou que o pagamento das horas extras de 2023 terá início nos primeiros dias de Novembro, conforme garantido pelo setor das Finanças. O secretário da ONP, Teodoro Muidumbe, revelou a informação durante as celebrações do Dia dos Professores, destacando a colaboração do Governo. No entanto, a ministra da Educação, Samaria Tovela, ressalvou que o pagamento será faseado devido a limitações orçamentais, explicando que os atrasos acumulados ao longo dos anos não podem ser resolvidos num único ano financeiro. Apesar disso, a ministra assegurou que os salários dos professores estão garantidos e apelou para que não interrompam as aulas, uma vez que continuarão a recebê-los mensalmente. Os professores aguardam agora que as promessas fejam cumpridas e que o pagamento das horas extras comece efetivamente em Novembro.

Por: Gentil Abel

A Organização Nacional dos Professores (ONP), por intermédio do seu secretário, Teodoro Muidumbe, assegurou que o pagamento das horas extras referentes ao ano de 2023 terá início nos primeiros dias de Novembro. A informação foi avançada durante a cerimónia de deposição de flores na Praça dos Heróis, no âmbito das celebrações do Dia dos Professores.

Segundo Muidumbe, o compromisso foi assumido por representantes do sector das Finanças, que garantiram que, logo após a conclusão do pagamento dos salários referentes ao mês de Outubro, será iniciado o processo de pagamento das horas extras em atraso.

“Temos garantias dos nossos interlocutores nas Finanças de que, depois do pagamento dos salários de Outubro, seguir-se-á o pagamento das horas extras de 2023. Esta colaboração e comunicação são sinais positivos e, por isso, saudamos o Governo”, afirmou o dirigente sindical.

Apesar do optimismo demonstrado pelo secretário da (ONP), o Governo, por via da ministra da Educação, Samaria Tovela ressalvou que o pagamento das horas extras será feito de forma faseada, devido às limitações orçamentais.

Em declarações recentes, a governante sublinhou que, embora a Educação seja uma prioridade nacional, os atrasos acumulados ao longo dos anos não poderão ser resolvidos num único exercício financeiro.

‘‘Estamos a falar de vários anos sem pagamentos. Não é possível resolver tudo em 2025. As horas extras vão sendo pagas à medida que houver disponibilidade de recursos. Contudo, garantimos que os salários estão assegurados. Por isso, não faz sentido que os professores interrompam as aulas por causa das horas extras, visto que continuam a receber os seus salários mensalmente”, frisou.

Neste contexto, os professores esperam que as promessas feitas sejam finalmente cumpridas e que o processo de pagamento das horas extraordinárias de 2023 se inicie, de facto, nos primeiros dias de Novembro, conforme anunciado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Frelimo reconhece trabalho do professor na formação da sociedade

0
A Frelimo reconhece o esforço dos professores na educação dos alunos em Moçambique, destacando a sua contribuição valiosa para a sociedade. O partido apela ao...
- Advertisment -spot_img