País introduz sistema de alerta de caducidade de BI

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O país conta com um novo sistema de alerta por mensagens, destinado a cidadãos com Bilhetes de Identidade (BI) prestes a caducar, com vista a reduzir o número de pessoas que permanece mais de um ano com o documento expirado.
A iniciativa, lançada em Maio deste ano pela Direcção Nacional de Identificação Civil (DINIC), visa também evitar as enchentes nos postos de atendimento e os constrangimentos na tramitação de documentos que exigem BI.
Segundo a porta-voz da instituição, Gilda Lameque, o sistema facilita a renovação atempada do documento, contribuindo para o descongestionamento dos serviços em períodos de maior afluência.
“Quando o BI tem menos de três meses de validade, muitos pedidos, como os de passaporte, são rejeitados. Por isso, este sistema de alerta ajuda o cidadão a planear-se”, explicou, hoje, durante o balanço das actividades do primeiro semestre.
No âmbito da massificação do registo civil e da aproximação dos serviços à população, entre Janeiro e Junho do ano em curso, foram abertos quinze postos de atendimento em todo o país, sendo onze integrados nos Balcões de Atendimento Único (BAÚ) das capitais provinciais.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

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