27.1 C
New York
Monday, September 22, 2025
InícioNacionalSociedadeParalisada zona comercial em Xai-Xai

Paralisada zona comercial em Xai-Xai

Na avenida Samora Machel, a maior artéria comercial de Xai-Xai, mais de 150 estabelecimentos comerciais estão encerradas há dois dias em resultado dos protestos Pós-eleitorais. A CTA fala de prejuízos na ordem de 400 milhões de
meticais. Populares invadiram e ocuparam espaços na zona turística da praia de Xai-Xai.

Cadeados nas portas de diversas lojas na avenida Samora Machel, em Xai-Xai… Até o sector informal não escapou. Eis o resultado da nova vaga de protestos populares contra a actual tabela de preços de produtos, sobretudo de primeira necessidade, bem como, de alguns serviços sociais.

O movimento agitado em diferentes pontos da zona comercial de Xai-Xai marcou, esta quarta-feira, a correria para as compras do mês, mas, muitos regressaram à casa de mãos vazias.

Cerca de 150 estabelecimentos comerciais estiveram encerrados. Os poucos que tentaram ensaiar abertura não resistiram a pressão e encerram as portas. Maria Valente e Samuel Nilton procuram comprar um saco de arroz há dois dias, entretanto, sem sucesso.

O sector empresarial em Xai-Xai estima em mais de 400 milhões de meticais os prejuízos decorrentes dos dois dias de paralisação no sector, disse Ernesto Mausse, Presidente do Pelouro do Comércio/CTA.

Quando o ambiente parecia normalizar-se na baixa da cidade, a zona alta vivia momentos de tensão. É que mais de mil pessoas provenientes de vários bairros invadiram extensas e ocuparam espaços na zona turística da praia de Xai-Xai.

O chefe do posto administrativo da praia, António Cossa, garantiu que se vai criar mecanismos legais para resolução do problema.
As autoridades do município de Xai-Xai vão reunir-se, até à primeira semana de Fevereiro, com a liderança do grupo invasor para encontrar soluções.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Fundação Tzu Chi apoia 2.700 famílias em Nampula com sementes para...

0
A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique vai disponibilizar sementes de gergelim, milho e feijão a 2.700 famílias em Nampula afetadas por ciclones, visando...
- Advertisment -spot_img