Há alguns meses que o acesso é livre. Quando ainda era pago, os automobilistas que fossem só para deixar passageiros no aeroporto podiam ficar até 10 minutos sem pagar.
Alguns meses depois de um estacionamento gratuito, os Aeroportos de Moçambique voltam a cobrar. A partir do dia 1 de Junho, os utentes terão só 3 minutos de acesso grátis ao recinto do Aeroporto Internacional de Maputo, ou seja, para entrar, deixar e/ou levar passageiros.
A informação consta de um comunicado de 20 de Maio dos Aeroportos de Moçambique.
O documento determina que “Para o utente que queira deixar passageiros, será permitido o uso do drop off por um período de até 3 minutos”.
Para os utentes, a medida é “ complicada” e “sufocante”, e pedem que a empresa reconsidere.
“Eles já davam 10 minutos e não era suficiente para nós. Com a redução para os 3… pior com 3 minutos”, diz Samuel Nunes, um motorista ouvido pelo “O País” no recinto do aeroporto.
“É muito apertado. Como viram, estava a retirar a bagagem do carro. Nesse processo, o tempo que levei já ultrapassa os 3 minutos”, declarou um passageiro.
A Associação para Estudo e Defesa do Consumidor diz que a medida não é razoável e denuncia que não se auscultaram os consumidores.
“A própria Lei de Defesa do Consumidor prorroga que o consumidor deva ser consultado quando se pretende tomar uma medida que mexe com o seu bolso. Não fomos consultados, os consumidores não foram auscultados”, afirmou Alexandre Bacião da ProConsumer.
Contactada, a direcção da empresa Aeroportos de Moçambique diz que três minutos são mais que suficientes para entrar, deixar e ou levar passageiros no aeroporto.
“Em condições normais, não haverá necessidade de levar três minutos para fazer o drop off. Recomenda-se, apenas, que as pessoas sejam expedidas no processo de desembarque de passageiros”, explicou Helder Sarmento.
O processo será gratuito, sendo o pagamento apenas para os passageiros que “têm que estacionar, parar e sair das viaturas, essas sim, devem ir para uma zona para estacionar porque vão ficar um período superior a 3 minutos, por tanto, para quem vai viajar ou tratar um assunto ao aeroporto e tem necessidade de abandonar a sua viatura, tem que se dirigir ao parque de estacionamento”.
A empresa Aeroportos de Moçambique anunciou também a retoma de pagamento de estacionamento no aeroporto. A partir de domingo, será preciso pagar 25 meticais por hora e 600 meticais por dia.
Outra novidade é que quem perder o cartão de acesso ao estacionamento poderá pagar uma multa de 500 meticais.
Fonte: O País