Saturday, September 20, 2025

Pensão por Velhice

Por: Gentil Abel

A pensão por velhice é um benefício concedido pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), destinado a assegurar uma segurança económica àquelas pessoas que já não exercem actividade laboral plena devido à idade ou ao tempo de contribuições. Os critérios de acesso e as exigências são definidos pela lei da segurança social.

Para ter direito à pensão por velhice, o requerente deve cumprir alguns requisitos essenciais estabelecidos pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). Primeiramente, é necessário que a pessoa tenha atingido a idade mínima legal, que é de 55 anos no caso das mulheres e de 60 anos para os homens. Além disso, deve ter efectuado contribuições para o sistema da segurança social durante, pelo menos, 240 meses, o equivalente a 20 anos. Contudo, existe também a possibilidade de acesso à pensão por velhice, independentemente da idade, desde que o beneficiário tenha acumulado 420 meses de contribuições. Adicionalmente, há uma modalidade de pensão reduzida destinada a indivíduos que tenham atingido a idade de reforma, mas que tenham apenas 120 meses de contribuições registadas. Nesses casos, o valor da pensão é calculado em 50 % do montante que corresponderia à pensão completa.

Além destes requisitos de idade e de contributo, o requerente deve apresentar um conjunto de documentos para fazer o requerimento. A seguir indicamse documentos actualmente exigidos pelo INSS:

Documentos para requerer a pensão por velhice

  • Bilhete de identificação, assento de nascimento, certidão narrativa completa, cédula pessoal, passaporte ou DIRE (Documento de Identificação para Refugiados ou equivalente).
  • Cartão do beneficiário (caso já exista registro no INSS como contribuinte).
  • Número de Identificação Bancária (NIB) do requerente, para efeitos de depósito do benefício.

O requerimento deve ser dirigido ao INSS, e o processo avaliado de acordo com as contribuições que possam ser comprovadas nos seus registos, bem como a documentação apresentada. É sempre aconselhável que o interessado consulte uma delegação local do INSS ou o site oficial para confirmar detalhes específicos (comprovativos de contribuições, possíveis formulários, prazos) porque podem haver variações locais ou exigências adicionais.

 

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