27.1 C
New York
Sunday, September 14, 2025
InícioEconomiaPetróleo Cai com Possível Retoma das Exportações do Curdistão

Petróleo Cai com Possível Retoma das Exportações do Curdistão

Os preços do petróleo registaram uma nova queda esta segunda-feira, 24/02,  no mercado asiático, prolongando as perdas da semana passada, devido à expectativa de retoma das exportações de crude a partir dos campos petrolíferos do Curdistão iraquiano.

Os futuros do Brent desvalorizaram 0,2%, para 74,29 dólares por barril, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) recuou 0,3%, situando-se em 70,18 dólares por barril às 04h41 GMT. Na sexta-feira, ambos os referenciais haviam caído mais de 2 dólares por barril, acumulando perdas semanais de 0,4% e 0,5%, respectivamente.

Segundo Sugandha Sachdeva, fundadora da empresa de pesquisa SS WealthStreet, a pressão exercida pelos Estados Unidos sobre o Iraque para reactivar as exportações de petróleo do Curdistão é um dos principais factores a influenciar a tendência descendente do mercado.

“A retoma das exportações pode melhorar os fluxos de fornecimento nos mercados globais de petróleo, após quase dois anos de interrupções”, afirmou Sachdeva.

O Ministério do Petróleo do Iraque confirmou que os preparativos para a retoma das exportações através do oleoduto Iraque-Turquia já foram concluídos. Assim que o processo for finalizado, estima-se que 185.000 barris por dia voltem a ser exportados.

Geopolítica e Impacto nas Cotações

Além da questão iraquiana, os investidores acompanham de perto as negociações para um possível fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, que entra agora no seu quarto ano.

Líderes da União Europeia preparam-se para uma cimeira extraordinária a 6 de Março, onde discutirão o reforço do apoio à Ucrânia e as garantias de segurança europeias. Entretanto, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou conversações directas com a Rússia, sem a presença da Ucrânia ou da UE.

As sanções ocidentais ao petróleo russo continuam a limitar as exportações do país, causando disrupções no abastecimento global. No entanto, caso um acordo de paz seja alcançado e as sanções sejam aliviadas, o mercado energético poderá registar um aumento significativo da oferta, pressionando ainda mais os preços do crude.

No Médio Oriente, negociações entre Israel e Hamas sobre um possível cessar-fogo duradouro continuam condicionadas à libertação de prisioneiros palestinianos, segundo um oficial do grupo islâmico.

Perspectivas para o Mercado Petrolífero

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>Os preços do petróleo deverão continuar a ser influenciados pelos desenvolvimentos geopolíticos e pelas decisões estratégicas da administração norte-americana. Enquanto as incertezas persistirem, o mercado pode manter-se volátil, oscilando entre expectativas de maior oferta global e os efeitos das sanções que ainda restringem parte do fornecimento.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

0
Por: Naice Novela Saúde e Segurança no Trabalho (SST) refere-se ao conjunto de medidas e práticas adoptadas para prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho,...
- Advertisment -spot_img