27.1 C
New York
Thursday, December 4, 2025
InícioEconomiaPetróleo Recúa de Máximos de Sete Semanas Perante Perspectivas Cautelosas

Petróleo Recúa de Máximos de Sete Semanas Perante Perspectivas Cautelosas

Os preços do petróleo recuaram esta quinta-feira, em sessão asiática, após a forte valorização da véspera que levou o Brent e o WTI a máximos de sete semanas. Analistas apontam a realização de lucros, a retoma iminente das exportações curdas e sinais de abrandamento da procura como factores centrais para a correcção, ainda que as tensões geopolíticas permaneçam como suporte aos preços.


O Brent desvalorizou 0,3%, para 69,12 dólares por barril, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) recuou 0,3%, para 64,77 dólares. Ambos os referenciais tinham avançado 2,5% na quarta-feira, apoiados pela queda inesperada das reservas de crude nos Estados Unidos e pelas preocupações com potenciais perturbações na oferta russa devido a ataques ucranianos a infra-estruturas energéticas.

“Os preços do petróleo estão acima das nossas expectativas. É natural que haja realização de lucros nestes níveis e que se observe uma moderação, sobretudo à medida que entramos na estação de menor procura”, referiu Suvro Sarkar, responsável pela equipa de energia do DBS Bank.

A possibilidade de regresso do crude curdo ao mercado, após o acordo alcançado entre Bagdade, Erbil e oito companhias petrolíferas para retomar as exportações, reacendeu o receio de excesso de oferta. “O retorno das exportações curdas reforça a narrativa de sobreoferta, o que impulsiona a actual correcção”, comentou Priyanka Sachdeva, analista sénior da Phillip Nova.

Apesar da expectativa de maior abundância no mercado, analistas da Haitong Securities sublinharam que a ausência de pressões significativas entre oferta e procura nas últimas semanas tem contribuído para a resiliência dos preços.

Do lado da procura, os sinais de moderação começam a tornar-se evidentes. O J.P. Morgan destacou que o tráfego aéreo nos Estados Unidos em Setembro registou apenas um acréscimo anual de 0,2%, bastante abaixo dos 1% de crescimento observados nos dois meses anteriores. Paralelamente, a procura de gasolina também recuou, reflectindo a desaceleração nas tendências de mobilidade.

Num contexto em que a procura arrefece e a oferta promete reforçar-se, os analistas mantêm a leitura de que os factores geopolíticos — como a evolução da guerra na Ucrânia — serão determinantes para a trajectória dos preços do crude no curto prazo.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Polícia acusado de agredir enfermeiro por suposto desacato em Xai-Xai

0
Um enfermeiro do Hospital Provincial de Xai-Xai foi brutalmente agredido por um agente regulador de trânsito na zona da Pontinha, sendo posteriormente...
- Advertisment -spot_img