27.1 C
New York
Saturday, November 15, 2025
InícioNacionalPolíticaPM: Mais duas aeronaves da LAM chegam este ano

PM: Mais duas aeronaves da LAM chegam este ano

Resumo

A Primeira-Ministra de Moçambique, Benvinda Levi, anunciou na Assembleia da República a chegada de duas novas aeronaves Embraer à frota da Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) ainda este ano. A aquisição dos aviões Embraer 190 faz parte da reestruturação da transportadora aérea nacional, visando retomar as operações com aeronaves próprias. O Governo pretende garantir estabilidade financeira e operacional à companhia, melhorar a qualidade dos serviços, ampliar a cobertura do transporte aéreo e fortalecer o setor do turismo. Foi aprovada a alienação de 91% das participações do Estado na LAM, avaliadas em 130 milhões de dólares, para recapitalização da empresa e compra de novas aeronaves. Está em curso o Novo Plano de Negócio 2025–2030, com metas específicas de desempenho e cobertura nacional, e uma reestruturação de recursos humanos devido a um excesso de funcionários identificado.

A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, anunciou que mais duas novas aeronaves do modelo Embraier serão entregues, ainda este ano, para reforçar a frota da empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).
A informação foi avançada nesta quinta-feira (13), na Assembleia da República, durante a sessão de prestação de informações ao Parlamento.
No seu discurso, Levi disse que o processo de aquisição dos aviões Embraer 190 constitui um avanço significativo no processo de reestruturação da transportadora aérea nacional, o que vai permitir a empresa retomar gradualmente suas operações com aeronaves próprias.
A governante referiu que, com estas e outras medidas, o Executivo pretende garantir maior estabilidade financeira e operacional à companhia, melhorar a qualidade e regularidade dos serviços, ampliar a cobertura do transporte aéreo e fortalecer a contribuição do sector para o desenvolvimento do turismo.
Levi destacou ainda que o Governo tem vindo a implementar políticas destinadas a assegurar a sustentabilidade e competitividade das empresas do Estado, tornando-as mais eficientes e rentáveis. A primeira-ministra recordou que, em fevereiro de 2025, foi aprovada a resolução n.º 2/2025, que determinou a alienação de 91 por cento das participações do Estado na LAM, avaliadas em 130 milhões de dólares. O montante será aplicado na recapitalização da empresa, na reestruturação das operações e na compra de novas aeronaves. Segundo a dirigente, as medidas em curso deverão contribuir para melhorar a situação financeira e operacional da LAM, bem como estabilizar a pontualidade dos voos e reforçar a fidelização dos clientes. Acrescentou que está em implementação o Novo Plano de Negócio 2025–2030, que define metas específicas de desempenho e cobertura a nível nacional. Relativamente à gestão de recursos humanos, Levi explicou que está a ser realizada uma reestruturação com base na avaliação da força de trabalho, a qual identificou um excesso de funcionários. Nesse quadro, cerca de 80 trabalhadores já estão em processo de desvinculação, enquanto o restante será ajustado gradualmente, à medida que forem aplicadas medidas como o encerramento de lojas consideradas dispensáveis, a terceirização de serviços de atendimento e a implementação de um sistema integrado de contabilidade, entre outras iniciativas voltadas para modernizar e tornar a empresa mais eficiente.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Navio indiano Savitri deixa porto de Beira

0
O navio INS Savitri da Marinha Indiana partiu do porto da Beira após uma visita em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Moçambique e Índia....
- Advertisment -spot_img