27.1 C
New York
Friday, September 26, 2025
InícioEconomiaPME enfrentam dificuldades para trabalhar com as grandes companhias

PME enfrentam dificuldades para trabalhar com as grandes companhias

Problemas de comunicação e qualidade têm afectado negativamente os negócios entre as empresas nacionais e as grandes companhias do sector de gás

 

As empresas nacionais continuam a enfrentar dificuldades para prestar serviços a grandes companhias do sector de gás. A preocupação foi levantada, hoje, durante a Conferência de Conteúdo Local no Sector de Petróleo e Gás, organizada pela Associação das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique (APME).

Segundo Inocêncio Paulino, presidente da APME, a comunicação tem sido uma das grandes barreiras, visto que alguns megaprojectos usam línguas estrangeiras para comunicar oportunidades de negócios. Outro constrangimento é a certificação dos produtos e serviços nacionais que para muitas PME é cara.

Diante destas questões, a associação sugeriu as grandes companhias e ao Governo a assumirem o compromisso de investir nas pequenas e médias empresas para obterem os padrões desejados.

Entretanto, o vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando, explicou que a lei de petróleos prevê a parceria entre empresas estrangeiras e nacionais, mas as PME moçambicanas necessitam de melhorar a qualidade dos seus produtos e aumentar a capacidade de oferta para serem elegíveis aos grandes projectos.

Por fim, Augusto Fernando lembrou que a proposta de lei de conteúdo nacional continua em elaboração e não há datas para a conclusão do documento.

A conferência contou com uma exposição de empresas nacionais que querem prestar serviços a companhias que operam no petróleo e gás.

 

Fonte: O Pais -Economia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Salim Valá: PESOE 2026 É Âncora da Recuperação Económica e da...

0
Na abertura da 21.ª Sessão do Observatório de Desenvolvimento, decorrido na manha desta sexta-feira, 26/09, em Maputo, o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Salim Valá, sublinhou que o PESOE 2026 será o motor da retoma económica, reforçando a resiliência do país e colocando a inclusão social, a dinamização das PME’s e a modernização estrutural no centro da agenda nacional.
- Advertisment -spot_img