27.1 C
New York
Wednesday, November 5, 2025
InícioNacionalPolícia morre vítima de linchamento em Zobué

Polícia morre vítima de linchamento em Zobué

Resumo

Um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) morreu vítima de linchamento por moradores de Zobué, Moatize, Tete, após ser feito refém e agredido fisicamente. O incidente ocorreu depois da morte do homem detido por embriaguez e agressividade, que foi encontrado morto na cela por suicídio. A população revoltada responsabilizou o agente, ateando-lhe fogo. A PRM repudiou o linchamento, esclarecendo que a morte do detido foi por suicídio. Reforçaram a presença policial na região, promovendo diálogo e identificando os responsáveis pelo linchamento para responsabilização legal.

Um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) morreu, ontem, vítima de linchamento protagonizado por alguns moradores do posto administrativo de Zobué, no distrito de Moatize, na província de Tete.
O incidente começou após a Polícia atender a uma denúncia de uma cidadã que alegava a presença de seu ex-parceiro em sua residência.
O porta-voz da PRM, Feliciano da Câmera, explicou que o homem, encontrava-se em estado de embriaguez e agressivo. Por esta razão, foi levado ao posto policial, onde horas depois foi descoberto morto por suicídio na cela.
Contou que na manhã de segunda-feira, a família devolveu o corpo ao Posto Policial, acompanhada por uma multidão de cerca de 200 pessoas que exigiam responsabilização pela morte do homem. Neste momento de tensão, a população fez refém um agente, agrediu-o fisicamente e ateou fogo no seu corpo, resultando na sua morte.
“Nós gostaríamos de lamentar e repudiar veementemente esta acção popular que culminou com o linchamento deste agente da PRM. Gostaríamos de desconstruir esta narrativa segundo a qual este cidadão teria sido vítima de agressões ou tortura, porque foi confirmado por equipe técnica especializada que ele encontrou a morte por suicídio, motivado por questões passionais,” afirmou.
Realçou que um contingente policial foi reforçado na região, e trabalhos de sensibilização estão em curso com as estruturas locais para promover o diálogo em vez da violência.
Sublinhou que foi aberta uma peça de expediente para a responsabilização dos indivíduos que tiraram a vida do agente da PRM, e os supostos autores já estão ser identificados.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

O diretor-geral da Aiea, Rafael Mariano Grossi, é o convidado do Podcast ONU News

A minha missão é evitar um novo acidente nuclear, diz chefe...

0
Rafael Mariano Grossi, líder da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), destaca a importância da diplomacia na resolução de questões nucleares, como a...
- Advertisment -spot_img