População de Mocuba pede ao PR envio rápido de tractores

0
6
A População do distrito de Mocuba pediu hoje ao Presidente da República a entrega urgente dos tractores para o transporte de passageiros e escoamento da produção agrícola nas zonas rurais. Daniel Chapo acolheu o pedido e seguiu a Pebane, onde, também, prometeu a alocação de transportes adaptados à realidade local.

O Presidente da República trabalhou, este sábado, no distrito de Pebane, no âmbito da sua visita à província da Zâmbia.

Foi recebido em ambiente de festa e seguiu ao local do comício, onde ouviu as preocupações da população que apesar de reconhecer alguns ganhos no desenvolvimento do distrito, pede melhorias em vários sectores.

A população de Pebane pede conclusão das obras do hospital distrital, interrompidas há já três meses.
Entre as preocupações levantadas pela comunidade destacam-se também as más condições das estradas.
A construção da ponte sobre o rio Ligonha, em Naburi, continua a ser um anseio antigo, tal como a elevação da vila-sede de Pebane à categoria de município, dado que, segundo os residentes, a vila já preenche todos os requisitos exigidos por lei.
A população apela ainda pela expansão da rede elétrica para as localidades de Malema, no posto administrativo de Mulela, entre outros povoados. De igual forma, exige-se a expansão da cobertura de telefonia móvel em zonas onde ainda há grandes falhas de sinal.

Dos pedidos da população, constam os apelos para a alocação de meios de transporte, ao que Daniel garantiu que o governo vai trabalhar para responder à medida das necessidades locais.

“Não estamos aqui apenas para governar, mas para praticar uma governação inclusiva”, declarou Daniel Chapo, reforçando que os direitos dos cidadãos não se limitam à cidade: “Tudo aquilo que está na cidade, os que estão no campo também têm direito.”
O Presidente da República enfatizou a necessidade de soluções adaptadas à realidade local, como por exemplo meios de transporte adequados para as zonas rurais, onde se produz mandioca, amendoim, castanha de caju, peixe, gergelim e feijão boer, produtos que muitas vezes ficam retidos nas zonas de origem devido à falta de vias e transporte para escoamento.
“Queremos facilitar o transporte da produção para os mercados, das zonas de produção para as zonas de comercialização”, acrescentou.

Antes de Pebane, Chapo esteve em Mocuba, onde de acordo com um comunicado da Presidência da República, interagiu com líderes comunitários e estes pediram alocação urgente de tractores para o transporte de passageiros e de bens, dada a sua importância no escoamento da produção agrícola nas zonas rurais.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!