O PRESIDENTE da República (PR), Daniel Chapo, disse que Moçambique está abertos à cooperação técnica, ao intercâmbio de conhecimento e à mobilização de financiamento climático.
O Chefe do Estado, que falava esta manhã, em Yokohama, Japão, no Fórum de Parceria Económica no Oceano Índico-África, organizado à margem da 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD 9), afirmou ainda que o Governo acredita que a economia azul é uma ponte entre a prosperidade económica e justiça ambiental.
No âmbito da economia azul, segundo Daniel Chapo, Moçambique oferece inúmeras oportunidades de investimentos que compreendem infra-estruturas ferro-portuárias, modernização dos serviços de manuseamento de cargas e descarga nos portos, pescas e infra-estruturas de processamento de pescado.
“Existe ainda a possibilidade de exploração e participação em transportes marítimos regionais ligando a África Oriental à África, Médio Oriente-África, Ásia-África”. frisou.
O Chefe do Estado afirmou ainda que a Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Economia Azul alinha-se com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e com os princípios da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para enfrentar os desafios da pesca sustentável, da adaptação climática, da gestão costeira e da economia azul, mediante o fortalecimento da cooperação internacional e parcerias público-privadas.
“É neste contexto que reafirmamos o compromisso de Moçambique em promover fóruns bilaterais e desenvolver projectos conjuntos que reflictam os valores da TICAD: prosperidade africana, parceria internacional e desenvolvimento centrado nas pessoas”, salientou.
Fonte: Jornal Noticias