Durante o encontro, foram abordados assuntos de interesse mútuo de âmbito bilateral e multilateral, com enfoque para o fortalecimento da cooperação nas áreas política, economia, mineração e agricultura.
O encontro serviu igualmente para sublinhar a cooperação entre os dois países no quadro multilateral, particularmente nas Nações Unidas.
“Tivemos a primeira consulta política este ano e esperamos a terceira do Comité de Comércio que deverá ser feita em Bangkok. Em relação à economia, a Tailândia é um dos provedores de arroz para Moçambique. Nos últimos dois anos, Moçambique também ofereceu o gás LNG para a Tailândia, o que fortalece a relação entre os nossos países”, sublinhou o embaixador cessante, tendo acrescentado que ambos países precisam de aprender de forma recíproca para o fortalecimento das suas relações bilaterais.
Na audiência, foi igualmente discutida a possibilidade de expandir a cooperação agrícola, tendo em conta as condições semelhantes entre os dois países.
“Temos que fortalecer a nossa cooperação para o desenvolvimento da agricultura em Moçambique, porque Tailândia e Moçambique estão muito próximos geograficamente e têm o mesmo clima. Hoje em dia, a Tailândia se tornou uma das maiores exportadoras de alimentos do mundo. Nós temos bastante técnicas na agricultura e gostaríamos também de compartilhar nossa experiência com Moçambique”, salientou o diplomata, defendo a necessidade de desenvolvimento da mecanização da agricultura em Moçambique.
Outro sector abordado foi a mineração, onde o diplomata salientou que o seu país é um dos líderes na produção de rubis.
“Falamos sobre a mineração, porque a Tailândia é uma das líderes em produção de rubis e o Presidente disse que o rubi de Moçambique é
um dos melhores do mundo, o qual eu concordo, e há muitas pessoas tailandesas que vêm a Moçambique para adquiri-lo”, referiu, sublinhando que os dois países procuram colaborar nesse campo no futuro próximo.
No balanço da relação bilateral, o diplomata sublinhou que o Chefe do Estado moçambicano destacou a solidez da parceria entre os dois países. “O Presidente disse que a relação entre Moçambique e a Tailândia é bem próxima”, afirmou.
Segundo o embaixador, a cooperação entre os dois Estados também se estendeu ao palco multilateral, referindo que o Presidente da República agradeceu o apoio prestado pela Tailândia durante a Presidência de Moçambique ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ademais, acolheu o convite formulado para efectuar uma visita àquele país asiático.
Fonte: O País