27.1 C
New York
Sunday, November 9, 2025
InícioNacionalSociedadePresidente do CC defende necessidade de olhar também para os fracassos do...

Presidente do CC defende necessidade de olhar também para os fracassos do país

A Presidente do Conselho Constitucional defende que não se pode apenas priorizar as vitórias e as conquistas dos moçambicanos, mas é  olhar também para os fracassos e desafios persistentes. Lúcia Ribeiro falava, hoje, durante o seminário de celebração dos 50 anos do constitucionalismo moçambicano.

Celebra-se, hoje, nesta segunda-feira, na cidade de Maputo, os 50 anos do constitucionalismo moçambicano. Durante o seu discurso de ocasião, a Presidente do CC reiterou a necessidade de olhar para as fraquezas e os fracassos da nação. 

“Existe a tendência de, em momentos comemorativos, priorizarmos as vitórias e as conquistas do povo moçambicano, porém isso não pode implicar a marginalização dos nossos fracassos  e dos desafios persistentes. Estamos marcados por feridas históricas, desigualdade persistentes  e tensões latentes”, disse a Juíza. 

Lúcia Ribeiro disse ainda que não bastam os apelos à unidade nacional, mas apela à consciência de que a unidade é um processo, do qual a constituição faz parte. 

Para Ribeiro, os 50 anos da Constituição da República deve constituir uma oportunidade para reafirmar os propósitos iniciais de unidade e princípios firmados com  a  primeira Constituição fundacional.  

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Chapo defende justiça ambiental para países vulneráveis

0
O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, apelou por decisões globais corajosas na COP30, destacando a urgência de enfrentar a crise climática com financiamento...
- Advertisment -spot_img