27.1 C
New York
Friday, November 21, 2025
InícioEconomiaPrime rate do sistema financeiro reduz ao fim de seis meses de...

Prime rate do sistema financeiro reduz ao fim de seis meses de estagnação

Taxa de referência para empréstimos e outras operações de crédito baixou de 24,10% para 23,50%, uma redução em 0,60 pontos percentuais.

É uma boa nova para quem este mês de Janeiro pretende contrair, renovar ou renegociar crédito nos bancos comerciais. A Prime Rate, ou seja, a taxa de referência para empréstimos bancários, a ser aplicada durante o mês de Janeiro, reduziu 0,60 pontos percentuais.

Dos anteriores 24,10%, a Taxa de Referência do Sistema Financeiro Moçambicano passa a ser de 23,50%, sendo 17,30% do Indexante Único, calculado pelo Banco de Moçambique; e  6,20% do Prémio do Custo, calculado pela Associação Moçambicana de Bancos.

Trata-se da primeira mexida nos últimos seis meses, visto que, de Julho a Dezembro do ano passado, a taxa de referência permaneceu na casa dos 24,10%. 

Um comunicado da Associação Moçambicana de Bancos explica que “A Prime Rate do Sistema Financeiro Moçambicano é a taxa única de referência para as operações de crédito de taxa de juro variável e resulta da soma do Indexante Único e do Prémio de Custo. Esta taxa aplica-se às operações de crédito contratualizadas entre as instituições de crédito e sociedades financeiras e os seus clientes, acrescida de uma margem (spread) que será adicionada ou subtraída à Prime Rate, mediante a análise de risco de cada categoria de crédito ou operação em concreto”.

O primeiro trimestre do ano passado foi o período com a taxa de referência mais baixa, tendo em conta que  a mesma chegou a estar na casa dos 22,60%.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Ferroviário de Maputo tricampeão nacional da Liga Sasol

0
A equipa do Ferroviário de Maputo renovou o seu estatuto de Rainha do Basquetebol Feminino Moçambicano ao sagrar-se campeão nacional de basquetebol, derrotando o...
- Advertisment -spot_img