27.1 C
New York
Saturday, November 1, 2025
InícioNacionalSociedadePrimeira-Ministra quer medidas para reduzir tráfico e consumo de drogas 

Primeira-Ministra quer medidas para reduzir tráfico e consumo de drogas 

Resumo

A Primeira-Ministra de Moçambique, Benvida Levi, alertou para a urgência de adotar medidas para combater o tráfico de drogas no país, que é um dos principais corredores. No primeiro semestre deste ano, foram apreendidas drogas no valor de mais de 49 milhões de meticais, sendo a cannabis sativa a mais circulada. Adolescentes e jovens são os mais vulneráveis, com drogas a serem vendidas até em escolas sob disfarces como rebuçados ou pipocas. Levi destacou a importância da Estratégia Nacional sobre Drogas-2026, que visa combater o tráfico e consumo de drogas, com um investimento de cerca de 114 milhões de meticais. A implementação desta estratégia é crucial para lidar com o aumento de casos de consumo excessivo de álcool e drogas, que tem sobrecarregado os serviços de saúde mental.

A Primeira-Ministra, Benvida Levi, diz ser urgente adoptar medidas para que o país deixe de ser um dos principais corredores de droga. O país apreendeu, só no primeiro semestre deste ano, droga diversa avaliada em mais de 49 milhões de meticais.

Adolescentes e jovens, entre 15 e 30 anos de idade, são os grupos mais vulneráveis ao consumo de drogas, que em alguns casos, é vendida até nas escolas disfarçada de várias formas.

“As drogas muitas vezes chegam de forma dissimulada, em formas de rebuçados, pipocas ou qualquer outro lanche, as vezes em bebidas, como refrigerantes ou sumos”, explicou José Bambo, representante do Gabinete de Prevenção do Tráfico de Drogas, que disse ser uma preocupação, tendo em conta que  só nos primeiros seis meses deste ano, foi apreendida uma quantidade avaliada em mais 49 milhões de meticais, que foi apreendida

A cannabis sativa é a droga de maior circulação. 

“É uma das drogas que tem maior circulação no país, por um lado, porque temos a produção local de cannabis sativa , por outro lado, por conta da acessibilidade em termos de preços, diferentemente de outros tipos e drogas como a cocaína, haxixe e as demais substâncias com efeitos psicoativos ”

Neste contexto, a Primeira-Ministra, Benvida Levi, diz ser urgente adoptar medidas para que o país deixe de ser um dos principais corredores de droga. 

“Há uma tendência crescente, temos visto as operações da polícia e outras autoridades, sempre que é apreendida uma quantidade de drogas. Moçambique infelizmente continua a ser um corredor no tráfico de drogas, mas também no âmbito da prevenção secundária, uma informação relevante é que os serviços de psiquiatria e de saúde mental estão a receber um número cada vez maior de pacientes por conta do consumo excessivo de álcool e outras drogas  ”, disse Levy. A governante falava no lançamento da Estratégia Nacional sobre Drogas-2026, que projecta acções para o tráfico e consumo de drogas no país. 

“Na verdade, a ideia é que todos os intervenientes devem garantir que todas as suas intervenções tenham impacto, seja no âmbito de prevenção ou de combate”

A implementação da Estratégia Nacional sobre Drogas está avaliada em cerca de 114 milhões de meticais.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

África Subsariana Regista Queda de 42% no Investimento Estrangeiro em 2025

0
O investimento estrangeiro direto (IED) em África diminuiu 42% no primeiro semestre de 2025, refletindo a fragmentação económica global, taxas de juro elevadas...
- Advertisment -spot_img