27.1 C
New York
Monday, December 15, 2025
InícioNacionalSociedadePrincipais acontecimentos no Conselho de Segurança em junho

Principais acontecimentos no Conselho de Segurança em junho

No mês de junho, o Conselho de Segurança da ONU realizou 33 reuniões formais e tomou nove decisões, sendo oito resoluções e uma declaração presidencial sobre proteção de civis em conflitos armados.

Os temas mais debatidos no órgão foram o Oriente Médio, com um total de cinco reuniões, seguido por Sudão e Sudão do Sul e Ucrânia, com três reuniões cada. A questão palestina e a situação na Somália foram alvo de duas reuniões cada.  

Oito resoluções aprovadas

A primeira das oito resoluções adotadas pelo órgão foi a renovação do mandato da equipe de monitoramento do regime de sanções contra o autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e o Levante, grupo conhecido como Isil.

A segunda resolução foi sobre a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina, com 14 votos a favor e uma abstenção, saudando a proposta de cessar-fogo anunciada em 31 de maio e instando as partes a implementar plenamente os seus termos.

No dia 13 de junho, o Conselho adotou uma resolução sobre o Sudão, com 14 votos a favor e uma abstenção, exigindo que as Forças de Apoio Rápido parem o cerco de El Fasher e apelando ao fim imediato dos combates.

Em 27 de Junho, foram adotadas duas resoluções por unanimidade, uma renovando o mandato da força de paz da ONU nas Colinas de Golã, Undof, até 31 de dezembro de 2024 e a outra que renova o regime de sanções da RD Congo e o mandato do seu Grupo de Peritos.

Mar Vermelho e Somália

No mesmo dia, o Conselho também adotou uma resolução, com 12 votos a favor e três abstenções, estendendo a exigência de relatórios do secretário-geral sobre os ataques dos Houthis no Mar Vermelho por mais seis meses.

No dia seguinte, o Conselho adotou por unanimidade uma resolução estendendo a autorização para a União Africana destacar pessoal uniformizado na Somália para cumprir o mandato da Missão de Transição da União Africana na Somália, Atmis, até 12 de agosto de 2024.

O órgão de paz e segurança também aprovou, por meio de resolução, a renomeação de Serge Brammertz como procurador-geral do Mecanismo Residual Internacional para Tribunais Criminais, Irmct, dois anos, até 30 de junho de 2026.

O ex-secretário-geral da ONU e vice-presidente do grupo "The Elders", Ban Ki-Moon,  informa a reunião do Conselho de Segurança sobre crianças e conflitos armados
ONU/Loey Felipe

O ex-secretário-geral da ONU e vice-presidente do grupo "The Elders", Ban Ki-Moon, informa a reunião do Conselho de Segurança sobre crianças e conflitos armados

Ameaças no ciberespaço

Sob a presidência da Coreia do Sul, o Conselho de Segurança realizou um evento de alto nível sobre manutenção da paz e segurança internacionais focado em lidar com ameaças em evolução no ciberespaço. Outros temas abordados em eventos incluíram ameaças causadas por atos terroristas  e crianças em conflitos armados. 

Em 28 de junho, o Conselho emitiu uma declaração presidencial relacionada com a proteção de civis em conflitos armados, marcando o aniversário de cinco anos da resolução 2474 de 2019, sobre pessoas desaparecidas como resultado de conflitos.

O órgão emitiu também duas declarações de imprensa, uma sobre a RD Congo e outra sobre um ataque terrorista no Daguestão na Rússia.

Em julho a presidência do órgão passou para a Rússia. 

Fonte: ONU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

O secretário-geral da ONU, António Guterres, falando em uma coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas, em Nova Iorqque (foto de arquivo)

Guterres condena ataque mortal em celebração de Hanukkah na Austrália

0
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou fortemente o ataque terrorista durante a celebração do Hanukkah em Sydney, Austrália. Dois homens armados...
- Advertisment -spot_img