Muitos produtores da província de Manica estão localizados em zonas remotas e com vias de acesso em condições precárias. A situação tem estado a dificultar o escoamento dos seus produtos para os mercados, havendo casos em que chegam a perder a produção por falta de compradores que temem danificar os seus meios de transporte por conta das estradas degradadas.
Olhando para este cenário, o programa Moz Rural decidiu introduzir a componente de melhoramento de estradas.
A primeira estrada a beneficiar-se de obras de melhoramento na província de Manica é a de Catandica a Munene, um troço de 12 quilómetros, o que é visto como um alívio para os produtores, conforme os mesmos disseram.
“Sinto-me muito feliz com a construção desta estrada porque antigamente era difícil escoar o produto, apesar da zona ser muito produtiva e escoa-se muitos produtos”, disse Benedito Deniasse, produtor de Báruè.
Matias Tambula, também produtor, disse que a construção das estradas acaba por ser um alívio para eles, uma vez que encontram facilidades para escoar seus produtos até aos grandes mercados.
“Dantes nós sofríamos porque cultivamos muitos produtos lá e era difícil tirar os produtos porque os carros levavam até dois dias para sair”, disse Matias Tambula.
Um alívio que também é sentido por Edmó Crispin, produtor em Báruè, que fala das condições anteriores: “tinha covas, mesmo carregando as coisas, sair lá na machamba era muito difícil”, revela.
Para o administrador do distrito de Báruè, a escolha da reabilitação da estrada de Munene não foi ao acaso. “A zona de Munene é uma zona de grande produção aqui no nosso distrito de Báruè. É a zona que alimenta o distrito praticamente. É a zona que todas as vezes do ano estamos a produzir”, disse o Administrador de Báruè, Bruno Patreque.
Em Manica, o programa MozRural que conta com financiamento do Banco Mundial, além de componente de estradas, está a financiar a produção de sementes e apoio com meios de produção mecanizada aos produtores.
“Fomos visitar, por exemplo, umas pequenas empresas de alimentação para animais e também de sementes, como a Fenix, e realmente ficamos muito gratos de ver que no Moçambique tem umas empresas que realmente vão fazer o potencial de scale-up a fornecer as sementes”, disse Ana Bucher, representante do Banco Mundial.
Refira-se que para a reabilitação da estrada Muenene até Catandica foram investidos cerca de 30 milhões de meticais.
Fonte: O País






