Por Redacção LanceMZ
O Open de Xadrez,é uma iniciativa da Federação Moçambicana de Xadrez com o apoio do banco comercial, com o objectivo de impulsionar o crescimento da prática da modalidade no país.
Tal como nas outras edições, a prova incluirá xadrezistas de várias categorias, desde os iniciados aos seniores. Na passada edição, o Open de Xadrez contou com a participação de cerca de 200 atletas nacionais e estrangeiros, entre jovens e adultos. Na ocasião, Sara Manhiça, Directora Comercial do BCI, o apoio do Banco do BCI a Federação Moçambicana de Xadrez, não é um acto isolado.
“Trata-se de uma acção contínua que se integra na forma de estar do Banco e que se traduz na preocupação em promover a excelência no desporto moçambicano, melhorando a sua competitividade e dotando-o de condições para permitir aos atletas de Moçambique ombrear com os seus congéneres a nível internacional”, apontou Sara Manhiça.
Moçambique tem presença marcante na prova, tendo vencido a edição passada por Vânia Vilhete em femininos, Adolfo Mabote em Veteranos e Ana Madalena que conquistou o terceiro lugar do Open. É de realçar que o Open de Xadrez é uma marca nacional presente desde 2021 e conta com participações de mais de seis países do continente Africano e Europeu. (LANCEMZ)
Fonte: Lance