Esta tendência, segundo a directora do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose no Ministério da Saúde, Benedita José, pode estar relacionada às greves recorrentes dos profissionais da saúde, que afectaram o rastreio dos pacientes nas unidades sanitárias.
Ademais, nos três últimos meses de 2024 o país registou manifestações pós-eleitorais violentas, que impossibilitaram a circulação de pessoas e bens, incluindo a chegada dos doentes aos hospitais.
A responsável indicou que houve, no ano passado, a interrupção das intervenções de rastreio de pacientes nas comunidades das províncias de Sofala, Zambézia, Tete e Nampula, por término de um projecto.
Apesar destes dados, refere, Moçambique apresenta uma boa taxa de sucesso do tratamento da doença (95 por cento), acima dos 90% recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
Aponta que este cenário é propiciado pelo tratamento preventivo da TB aos pacientes com HIV e crianças menores de 15 anos que convivem com parentes infectados.
“Estes factores contribuem para a redução de novas infecções, daí a necessidade de um estudo para determinar o que influenciou os resultados do ano passado”, frisou, falando ao “Notícias” a propósito do Dia Mundial contra a Tuberculose, que se assinala hoje.
A Saúde garante que a taxa de cobertura de serviços de rastreio e tratamento desta infecção está em torno de 96 por cento.
Apesar destes avanços, partilhou, persistem desafios para a prevenção e tratamento deste mal, devido ao estigma e discriminação dos doentes associados a mitos e tabus.
Actualmente o índice da TB resistente a medicamentos é preocupante, por causa da insuficiência de laboratórios de diagnóstico.
A província de Gaza é das que mais preocupam a Saúde, devido à alta taxa e não adesão ao tratamento. É neste contexto que a cerimónia central da efeméride acontecerá em Chongoene, para sensibilizar a comunidade sobre a doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa provocada pela bactéria Bacilo de Koch, que afecta principalmente os pulmões, manifestando-se através de tosse, febre persistente, suor nocturno, falta de apetite e perda de peso.
Fonte: Jornal Noticias