Saturday, November 15, 2025
InícioRegistos e LicençasEducaçãoReitor da UCM critica normalização do terrorismo em Cabo Delgado

Reitor da UCM critica normalização do terrorismo em Cabo Delgado

Resumo

O Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Filipe Sungo, criticou a normalização do terrorismo em Cabo Delgado, pedindo envolvimento do Governo e da sociedade na busca de soluções pacíficas, em vez de recorrer apenas ao uso de armas. Durante a cerimónia de graduação em Nacala, Sungo destacou a gravidade dos malefícios da guerra, como a morte de jovens que poderiam contribuir para o desenvolvimento do país. O Reitor exigiu ação conjunta para lidar com o terrorismo, indo para além da abordagem militar. A cerimónia de graduação contou com 76 graduados, sendo 47 licenciados, 28 mestres e 1 doutor.

O Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Filipe Sungo, critica o que chama de normalização do terrorismo e pede que o Governo e toda a sociedade se envolvam na busca de soluções. O académico e padre alerta ainda para a necessidade de buscar-se soluções pacíficas e não apenas confiar no poder das armas.

O Reitor da Universidade Católica de Moçambique falava durante a cerimónia de graduação dos novos formandos em Nacala, mas aproveitou a oportunidade para levanter a voz da sua indignação sobre a forma como é encarado o terrorismo que tem o seu epicentro em Cabo Delgado.

E como tal, Filipe Sungo exige envolvimento do Governo e de toda a sociedade na busca de soluções, que para si, vão para além do recurso ao poder das armas.

Filipe Sungo lembra os malefícios da guerra, a mais grave das quais, a morte brutal de pessoas, sobretudo jovens, que podiam contribuir para o desenvolvimento do país.

A cerimónia de graduação aconteceu esta quarta-feira na extensão de Nacala, marcando o fim de um ciclo de formação superior em diversos cursos ministrados pela Universidade Católica de Moçambique. Dos 76 gradudos, 47 são licenciados, 28 mestres e 1 de nível de doutoramento.

 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Chachine confirma presença da INTERPOL

0
Uma operação nacional da INTERPOL, chamada "Simultânea", está a ser realizada em coordenação com os países da SADC para combater o crime organizado,...

Pensão e Reforma

- Advertisment -spot_img