27.1 C
New York
Tuesday, February 3, 2026
InícioEconomiaRelações Bilaterais Moçambique e Noruega - MF recebe em Audiência a Vice-Ministra...

Relações Bilaterais Moçambique e Noruega - MF recebe em Audiência a Vice-Ministra de Desenvolvimento Internacional

A Ministra das Finanças, Carla Loveira, recebeu hoje dia 29 de Janeiro, em audiência a Sra. Stine R. Hahéim, Vice-Ministra de Desenvolvimento Internacional da Noruega, onde passaram em revista o ponto de situação das relações bilaterais de cooperação entre Moçambique e a Noruega, estabelecidas formalmente em 1977.A Noruega tem prestado assistência técnica e financeira a Moçambique para a implementação de vários programas nos sectores de Recursos Minerais e Energia, das Pescas, da Saúde-HIV/SIDA, da Economia e Finanças, Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, bem como às ONG’s Norueguesas que operam em Moçambique.

Segundo a Ministra das Finanças, a cooperação entre os dois países é positiva pois a Noruega continua a manter Moçambique como um dos parceiros mais importantes no que diz respeito à cooperação para o desenvolvimento, casos recentes é o apoio na criação do Fundo Soberano de Moçambique.

Durante muitos anos o volume da assistência anual do Governo norueguês ao nosso País foi de aproximadamente USD 65.0 milhões, apesar do Governo Norueguês ter decidido reduzir o volume de assistência ao desenvolvimento, Afirmou a Ministra.

Para Stine R. Hahéim, Vice-Ministra de Desenvolvimento Internacional, solidarizou-se com as vitimas das cheias, e a vinda da missão visa identificar áreas de possível cooperação com aquele país nórdico.

Entretanto, a Noruega tem reiterado tolerância zero à corrupção e defendido a necessidade de transparência orientada para resultados tangíveis. A nível político tem defendido a necessidade do respeito pela democracia, direitos humanos, transparência na gestão dos fundos públicos e o uso sustentável dos recursos naturais.

Apesar das relações de cooperação entre os dois países serem boas, o volume das trocas comerciais ainda é reduzido e há necessidade de incrementá-las.

Moçambique deve saber explorar áreas concretas em que os noruegueses possam manifestar interesse em investir tais como energias renováveis, gás, petróleo e seus derivados, indústrias petroquímicas e marítimas, fertilizantes, tecnologia de informação, economia azul, entre outras.

Fonte: MEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Gueta Chapo pernoita no centro de acolhimento de Boane em solidariedade...

0
A Primeira-Dama visitou, na tarde de sábado, o maior centro de acolhimento das vítimas das inundações em Boane, onde ofereceu bens diversos e pernoitou...
- Advertisment -spot_img