Resumo
O Ferroviário da Beira inicia hoje a sua participação na Road to BAL 2026 - Divisão Este, defrontando os Baskethounds do Zimbabwe em Lusaka, Zâmbia, com o objetivo de garantir uma vaga na fase Elite 16 no Quénia. Sob o comando de Nilton Manheira, a equipa moçambicana conta com três reforços estrangeiros e enfrentará ainda Matero Magic, Bravehearts Basketball Club, Dolphins Basketball e Johannesburg Giants nesta fase de grupos. As três primeiras equipas qualificam-se automaticamente para a fase seguinte, que antecede a BAL 2026, a maior competição de basquetebol africana.
O campeão nacional inicia, assim, a defesa da honra moçambicana na competição africana, com o objectivo de garantir uma das três vagas de acesso à fase Elite 16 – Divisão Este, que decorrerá no Quénia, de 18 a 23 de Novembro.
Sob o comando técnico de Nilton Manheira, os “locomotivas” do Chiveve procuram repetir o feito de 2023, quando representaram Moçambique na Basketball Africa League (BAL).
A formação beirense chega a Lusaka motivada, após uma intensa preparação, e conta com três reforços estrangeiros — dois norte-americanos e um nigeriano-americano.
Depois do duelo de estreia, o Ferroviário volta à quadra amanhã, frente aos anfitriões Matero Magic (Zâmbia), às 18.00h. O terceiro desafio será na quarta-feira, diante do Bravehearts Basketball Club (Malawi), às 15.00h, e na quinta-feira mede forças com o Dolphins Basketball (Botswana), ao meio-dia. A equipa moçambicana encerra a fase de grupos no sábado, 1 de Novembro, frente ao Johannesburg Giants (África do Sul), às 15.00h.
A prova, que decorre até sábado, reúne seis equipas: Matero Magic (Zâmbia), Johannesburg Giants (África do Sul), Ferroviário da Beira (Moçambique), Baskethounds (Zimbabwe), Dolphins Basketball (Botswana) e Bravehearts BBC (Malawi). As três primeiras equipas do grupo garantem qualificação automática para a fase Elite 16 – Divisão Este, que servirá de antecâmara à BAL 2026, a maior montra do basquetebol africano.
Fonte: Jornaldesafio






