27.1 C
New York
Friday, September 19, 2025
InícioNacionalPolíticaRuanda vai enviar novo contingente para Cabo Delgado

Ruanda vai enviar novo contingente para Cabo Delgado

Ruanda vai enviar um novo contigente de militares para ajudar no combate ao terrorismo em Cabo Delgado. O Ministério da Defesa Ruandês despediu-se do contingente esta quinta-feira e desafiou o grupo a manter a disciplina e a incorporar o trabalho em equipa para representar eficazmente o Ruanda nessa missão. 

O Ruanda continua na linha da frente no apoio ao combate do terrorismo em Cabo Delgado. Através do Ministério da Defesa Ruandês, este país fez saber que irá enviar um novo contingente para Moçambique, num encontro realizado no Quartel Militar de Kami, em Kigali. 

Em Moçambique desde 2021, mais de dois mil militares do Ruanda combatem grupos terroristas em Cabo Delgado. Com a escalada de ataques nesta província e na sequência da saída da missão dos países da África Austral, o Ruanda reforçou o seu contingente em Abril do ano passado.

Este país africano assume, assim, no contexto da relações bilaterais e parceria contínua com o governo moçambicano, o compromisso de cooperar e fortalecer as acções de comabte ao terrorismo, que assola a provincia de Cabo Delgado desde 2017. 

O Conselho da União Europeia aprovou em Novembro um apoio adicional de 20 milhões de euros para as forças do Ruanda no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, considerando que o destacamento de forcas por este pais tem sido fundamental, diz a RTP.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Moçambique Aposta em Troca de Dívidas, Crédito Verde Para PME e...

0
O Governo aprovou a Estratégia Nacional de Financiamento Climático (ENFC) 2025–2034, avaliada em 37,2 mil milhões de dólares, com o objectivo de transformar vulnerabilidade em oportunidade. A iniciativa aposta em instrumentos inovadores como a troca de dívida por acção climática, o crédito verde para PME e programas de resiliência comunitária, posicionando Moçambique como destino preferencial de capital verde num contexto global de transição energética.
- Advertisment -spot_img